header top bar

section content

Médico faz alerta sobre novo tipo de virose que está atingindo crianças em cidades da Paraíba e do Ceará

Segundo o especialista, a doença é conhecida popularmente como “Pé, mão e boca”, a doença também provoca febre alta

Por Jocivan Pinheiro

15/03/2018 às 15h30 • atualizado em 15/03/2018 às 19h49

Um tipo de virose que não é comum em cidades do Sertão da Paraíba e da região Centro Sul Cearense está assustando a população, principalmente as pessoas que têm filhos, pois ela atinge geralmente crianças.

VEJA MAIS NOTÍCIAS DE SAÚDE

Pelo fato de surgirem bolhas e feridas nos pés, mãos e boca, a virose ganhou o apelido de “Pé, mão e boca”. Mas as bolhas não são o único problema. A doença também promova febre alta, e aí mora o maior perigo.

De acordo com o médico Oscar Sobral, que atende na cidade de Cajazeiras, na Paraíba, algumas crianças podem sofrer convulsões quando estão com febre alta, por isso é preciso muito cuidado com a virose.

Doença vem atingindo crianças e adultos (Foto ilustrativa – Google)

“Nós devemos estar preparados para combatê-la porque, além de acometer os pés, as mãos e a boca com aftas e fungos, ela provoca também febre alta e preocupa muito os pais, porque tem crianças que quando têm febre alta, tem crises convulsivas, então é um período realmente de muita atenção”, alerta o médico.

VEJA TAMBÉM: Número de pessoas com vírus HIV em Cajazeiras preocupa médico, que propõe plano coletivo ao governo

Médico Oscar Sobral

Oscar Sobral acredita que o clima chuvoso está contribuindo com a incidência da doença porque atrai mais insetos, sobretudo moscas. Além disso, o contágio aumenta porque nesse período as pessoas tendem a se aproximar mais fisicamente. Pior ainda para as crianças, pois elas brincam com as mãos no chão e depois levam à boca.

Para tentarem evitar a doença, o médico orienta as pessoas a terem mais atenção na higiene pessoal. Contudo, caso sejam acometidas, que procurem os serviços públicos de saúde imediatamente ao perceberem o surgimento de aftas, bolhas, feridas e febre alta.

“É preciso que a comunidade também ajude fazendo sua parte, que procurem logo os serviços públicos. Nós temos excelentes programas de saúde da família, então é fácil”, frisa o médico.

SERVIÇO:

O médico Oscar Sobral é clínico geral com especialidade em Ginecologia e atende no Centro Médico Dr. Sabino Rolim Guimarães, Cajazeiras, Paraíba. Telefone: (83) 3531-6031.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: