header top bar

section content

Ciência ensina remédios caseiros para curar azia e gastrite para você fazer com o que tem em casa

Confira ainda como usar a reflexologia para aliviar a azia e gastrite com remédios naturais

Por Tua Saúde

04/05/2018 às 09h57 • atualizado em 04/05/2018 às 18h51

Doenças intestinais e suas chances de cura

Um excelente remédio caseiro para azia é comer 1 torrada ou 2 biscoitos cream cracker, pois eles absorvem o ácido que está provocando a acidez na laringe e na garganta, diminuindo a sensação de queimação.

Outras opções são chupar um limão puro no momento da azia porque o limão, apesar de ser ácido, diminui a acidez do estômago, ou comer uma fatia de batata crua porque a batata também é capaz de neutralizar a acidez do estômago, combatendo o desconforto em poucos instantes. Confira ainda como usar a reflexologia para aliviar a azia.

No entanto, existem outras receitas que podem ser facilmente preparadas em casa e utilizadas ao longo do dia, especialmente em quem sofre com refluxo e vive tendo crises de azia. Algumas delas são:

Veja também: Três jovens morrem em grave acidente. VÍDEO!

1. Bicarbonato de sódio
O bicarbonato de sódio quando está diluído em água tem efeito alcalinizante no tubo digestivo e, consequentemente, diminui a acidez do estômago, reduzindo a inflamação do esôfago e aliviando o desconforto da azia.

Ingredientes
1 colher (de café) de bicarbonato de sódio;
100 ml de água.

Modo de preparo
Misturar os ingredientes e tomar esta mistura em pequenos goles.

2. Chá de gengibre
O chá de gengibre contém antioxidantes e outras substâncias que ajudam a aliviar a inflamação do esôfago, além de diminuírem as contrações do estômago, o que acaba reduzindo a sensação de azia.

Ingredientes
2 cm de raiz de gengibre cortada em fatias;
2 xícaras de água.

Modo de preparo
Coloque o gengibre e a água numa panela e deixe ferver. Depois, desligue o fogo e deixe a panela tampada por, pelo menos 30 minutos. Por fim, remova os pedaços de gengibre e beba um copo do chá 20 minutos antes de cada refeição.

3. Chá de espinheira-santa
O chá de espinheira-santa também pode ser indicado porque possui propriedades digestivas, que além de melhorarem a má digestão, também aliviam a azia.

Ingredientes
1 xícara de água fervente;
1 colher de sopa de espinheira-santa.

Modo de preparo
Ferver a água e adicionar a espinheira-santa, deixando repousar por 5 a 10 minutos. Coar e tomar sem adoçar, 2 a 3 vezes por dia.

4. Chá de funcho
O chá de funcho também contém ótimas propriedades anti-inflamatórias que ajudam a aliviar a inflamação do estômago, aliviando a sensação de queimação na garganta.

Além disso, como auxilia no esvaziamento do estômago, pode ser usado em casos de refluxo para diminuir o surgimento de crises de azia.

Ingredientes
1 xícara de água fervente;
1 colher de sopa de funcho.

Modo de preparo
Adicionar o funcho à água fervente e deixar repousar por 10 minutos, depois coar e beber entre 2 a 3 vezes por dia ou 20 minutos antes de se fazer uma refeição mais pesada.

5. Suco de pêra
Quem não gosta de chá pode optar por tomar um suco de pêra acabado de fazer porque ele também ajuda a combater a azia e queimação, auxiliando na digestão. Para preparar basta bater no liquidificador 2 pêras maduras com um pouquinho de água e, se preciso, adicionar algumas gotinhas de limão para que o suco não escureça.

A pera é semi-ácida, rica em vitaminas A, B e C, assim como sais minerais, como sódio, potássio, cálcio e ferro que ajudam a diluir o ácido estomacal e a aliviar o desconforto e a queimação causados pela azia.

Além disso, outras frutas, que possuem as mesmas propriedades, que podem ser utilizadas para fazer um suco e incluem a banana d’água madura, a maçã (vermelha) e o melão.

Já para a gastrite, um ótimo remédio caseiro para ajudar a tratar a gastrite é tomar o suco da batata, puro e em jejum ou tomar um chá de espinheira-santa acabado de preparar.

Além disso, também é recomendado fazer uma alimentação adequada que ajude a proteger o estômago na qual se evita o consumo de bebidas alcoólicas, temperos e alimentos ácidos, como laranja e abacaxi, evitando ainda comer frituras e doces pastosos ou industrializados.

1. Remédio caseiro com batata
Um ótimo remédio caseiro para gastrite com batata é tomar o suco puro da batata em jejum porque ela diminui a acidez do estômago, diminuindo a sensação de dor, queimação e a azia, sendo eficaz contra a gastrite nervosa, aguda ou crônica.

Ingredientes
Batata
Ralador

Modo de preparo
Descasque uma batata e passe em seguida por um ralador comum fino, como o de queijo ralado, por exemplo. A seguir, esprema a batata ralada num tecido ou pressione a batata num coador fino.

O caldo que se extrai deve ser bebido puro e em jejum, 30 minutos antes das principais refeições ou sempre que sentir os sintomas da gastrite. Outra opção é simplesmente comer a batata crua.

2. Remédio caseiro com espinheira-santa
Um outro remédio caseiro excelente para gastrite é o chá de espinheira-santa porque esta é uma planta medicinal que possui propriedades que ajudam a diminuir a acidez estomacal e a regenerar o próprio estômago.

Ingredientes
1 colher (de chá) de folhas secas de espinheira-santa
1 xícara de água fervente

Modo de preparo
Adicionar as folhas de espinheira santa à água fervente, tampar e deixar repousar por cerca de 10 minutos. Coar e tomar morno. É aconselhado tomar este chá em jejum, e cerca de meia hora antes das refeições.

Outros exemplos de remédio caseiros para gastrite são:

Tomar o suco de limão puro;
Mastruz com leite em jejum;
Suco puro de couve em jejum;
Xarope da bardana;
Chá de acelga.

Fonte: Tua Saúde - https://www.tuasaude.com/remedio-caseiro-para-azia/

Recomendado pelo Google: