header top bar

section content

Você sabia que existem remédios caseiros para dor de estômago? Veja alguns que você pode fazer em casa

4 remédios caseiros para dor de estômago

Por Tua Saúde

07/05/2018 às 08h59

Suco de batata para dor de estômago

Alguns ótimos remédios caseiros para dor de estômago são comer folhas de alface ou comer um pedacinho de uma batata crua porque estes alimentos possuem propriedades que acalmam o estômago, trazendo alívio da dor rapidamente.

Estes remédios naturais podem ser consumidos por pessoas de todas as idades e também por grávidas porque não tem contra-indicação. No entanto, se os sintomas persistirem é importante marcar uma consulta com um gastroenterologista para identificar a causa do problema e iniciar o tratamento adequado.

1. Suco de batata crua
O suco de batata crua é uma ótima opção natural para neutralizar a acidez do estômago, aliviando os sintomas de azia e dor no estômago.

Ingredientes
1 batata crua

Modo de preparo
Rale uma batata e esprema-a dentro de um pano limpo, por exemplo, até sair todo o seu suco, e beba-o logo a seguir. Este remédio caseiro pode ser tomado diariamente, várias vezes ao dia e não possui contra-indicações.

2. Chá de folhas de alface
Um bom remédio caseiro para dor de estômago com alface é tomar o chá de alface todos dias porque ele é um anti-ácido natural.

Ingredientes
80g de alface
1 litro de água

Modo de preparo
Para prepara este chá, junte os ingredientes num panela e deixe ferver por cerca de 5 minutos. Deixe descansar devidamente tapado, por 10 minutos. Coe e beba este chá 4 vezes por dia, em jejum e entre as refeições.

3. Chá de artemísia
Um ótimo tratamento caseiro para dor no estômago é o chá de artemísia devido as suas propriedades digestivas, calmantes e diuréticas.

Ingredientes:
10 a 15 folhas de artemísia e
1 xícara (chá) de água fervente.
Modo de preparo:

Basta adicionar as folhas de artemísia na xícara com água fervente e abafar por aproximadamente 15 minutos, tempo suficiente para o chá amornar. Tomar uma xícara de chá, 2 a 3 vezes ao dia.

4.Chá de dente-de-leão
O chá de dente de leão é uma boa opção para o estômago porque ele é anti-inflamatório, diurético e estimulante do apetite.

Ingredientes
1 colher (sopa) de folhas secas de dente-de-leão
1 xícara de água fervente

Modo de preparo
Coloque os ingredientes numa xícara, deixe descansar por 10 minutos e beba a seguir.

Além destas opções, os chás de Capim-Limão, Ulmária ou de Lúpulo são outras opções de remédios caseiros que podem ser usados para tratar a dor de estômago, veja como preparar em 3 Remédios Caseiros para Dor de Estômago.

A dor de estômago pode ser causada pela má alimentação, problemas emocionais ou pela toma de algum remédio por muitos dias seguidos como no csos dos anti-inflamatórios. Neste último caso recomenda-se tomá-los junto às refeições para diminuir as chances da dor de estômago aparecer.

Tratamento para dor de estômago
Para o tratamento da dor de estômago é aconselhado:

Tomar remédios como Ranitidina, Buscopan ou Omeprazol, sob indicação médica;
Não consumir bebidas alcoólicas e refrigerantes, e
Seguir uma dieta rica em legumes cozidos, frutas não cítricas, verduras, vegetais e carnes magras cozidas.
Fazer algum tipo de atividade física com regularidade também é uma ótima forma de extravasar as emoções e, assim, evitar as dores de estômago, de causa emocional.

Como algumas possíveis causas da dor de estômago são: gastrite, má alimentação, nervosismo, ansiedade, estresse, presença da H-Pylori no estômago ou bulimia, todas estas situações devem ser devidamente tratadas para ajudar no combate as dores de estômago.

Fonte: Tua Saúde - https://www.tuasaude.com/remedio-caseiro-para-dor-de-estomago/

Recomendado pelo Google: