header top bar

section content

Principais causas e tratamentos para dor de estômago

Confira quais os sintomas e é feito o diagnóstico em: Como identificar os Sintomas de Gastrite.

Por Tua Saúde

10/05/2018 às 09h52

Causas e tratamentos para a dor de estômago

A dor no estômago é um sintoma muito comum, que pode ter diversas causas, como gastrite ou excesso de gases, sendo muitas vezes acompanhado por outros sintomas, como vômitos ou azia, por exemplo. A dor de estômago também pode ser causada pelo consumo de café em excesso, bebidas alcoólicas, comidas apimentadas, stress, ansiedade e nervosismo.

Quando a dor se mantém, o médico gastroenterologista deve ser consultado pois pode ser necessário tomar remédios antiácidos, como Omeprazol, Ranitidina, remédios antieméticos, como Metoclopramida ou anti-espasmódicos, como o Buscopan.

1. Dor de estômago e gases
Estes são um importante sinal de má digestão, que pode estar ligada a complicações como a gastrite, por exemplo. Neste caso quando o bolo alimentar chega ao estômago encontra um ambiente hostil, que pode conter até mesmo a bactéria H. Pylori, dificultando a digestão e por isso o alimento pode permanecer horas e horas ainda no estômago causando os desconfortáveis arrotos. Veja como é feito o diagnóstico da H. pylori.

2. Dor de estômago e diarreia
Podem ser sintoma de gastroenterite, sendo que é recomendado beber muitos líquidos, como água, soro caseiro ou chá e tentar estimular o apetite com alimentos leves, como biscoito maisena, arroz branco ou fruta, por exemplo. Porém, caso surjam outros sintomas como febre, calafrios ou vômitos frequentes é recomendado ir ao pronto-socorro.

3. Dor de estômago após comer
Há suspeita de gastrite, úlcera ou refluxo, que provoca também a sensação de azia após comer ou quando se está deitado, sendo que se deve consultar um gastroenterologista, elevar a cabeceira da cama e evitar alimentos gordurosos, como frituras, picanha e embutidos, ou que aumentam a acidez do estômago, como leite de vaca, pimentão, tomate e milho, por exemplo.

4. Dor de estômago e vômito
Geralmente, indica gastrite ou úlcera, mas também pode surgir noutras situações como intoxicação alimentar e, por isso, é importante ir ao pronto-socorro em caso de vômitos recorrentes.

5. Dor de estômago forte e constante
Pode ser sinal de problemas em outros órgãos, como a pancreatite ou colecistite e, por isso, deve-se ir ao pronto-socorro, especialmente quando a dor é incapacitante.

6. Dor de estômago após endoscopia
É normal, porque durante o exame, o médico coloca no tubo digestivo uma sonda que pode incomodar um pouco na garganta e no estômago, podendo causar desconforto durante algumas horas.

Mas, qualquer dor de estômago que dure mais de 48 horas deve ser avaliada por um gastroenterologista para se iniciar o tratamento adequado, mas para aliviar os sintomas, pode-se tomar remédios antiácidos ou protetores gástricos, por exemplo.

7. Dor de estômago por tomar anti-inflamatórios
Após tomar remédios anti-inflamatórios como Ibuprofeno é comum haver dor de estômago porque este tipo de medicamento remove a camada protetora que reveste o estômago, deixando suas paredes mais expostas à ação dos ácidos presente na digestão.

Para evitar a dor de estômago deve-se tomar um protetor gástrico como Ranitidina, Omeprazol ou Pepsamar para revestir as paredes do estômago, diminuindo a dor e o desconforto. Estes remédios devem ser tomados em jejum para que tenham melhor efeito. Além disso, é importante não tomar o anti-inflamatório de barriga vazia, sendo mais indicado tomá-lo após as refeições ou comer uma fruta ou iogurte, por exemplo.

8. Dor de estômago na gravidez
A dor de estômago na gravidez é um sintoma muito frequente na gestação causado pela presença de gases estomacais e neste caso é recomendado que a grávida evite utilizar roupas muito apertadas ou comer muito nas refeições. Para aliviar a dor de estômago na gravidez, uma boa dica é tomar chá de erva cidreira com funcho, por exemplo.

??Caso a dor de estômago não passe após estes cuidados, é importante informar o médico obstetra para que ele avalie a possibilidade de outras causas e indique a ingestão de algum medicamento, se necessário.

O que fazer para aliviar a dor de estômago
O que se pode fazer para aliviar a dor de estômago é:

Afrouxar as roupas e repousar sentando ou recostado num ambiente tranquilo;
Tomar um chá de espinheira santa, que é uma ótima planta medicinal para tratar problemas estomacais;
Comer um pedacinho de batata crua porque este é um antiácido natural, sem contraindicações;
Colocar uma bolsa de água morna na região do estômago para aliviar a dor;
Beber pequenos goles de água fria, para hidratar e facilitar a digestão.

Principais causas e tratamentos para Dor de Estômago
O tratamento para dor no estômago deve ainda incluir uma dieta leve, à base de saladas, frutas e sucos de frutas, como melancia, melão ou mamão, evitando comer alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas. Saiba mais soluções para aliviar a dor de estômago em O que fazer para dor de estômago e veja que remédios caseiros pode usar clicando aqui.

No entanto, quando a dor de estômago se torna persistente ao longo dos anos e se a dor estiver associada a perda de peso, vômitos ou fezes com sangue, deve-se procurar um médico porque estes sintomas podem indicar câncer de estômago.

Fonte: Tua Saúde - https://www.tuasaude.com/dor-de-estomago/

Recomendado pelo Google: