header top bar

section content

7 plantas medicinais que te fazem ter mais sono e aliviar estresse e tensões do dia a dia

Confira os remédios naturais mais indicados

Por Tua Saúde

29/05/2018 às 09h28

Remédios caseiros que ajudam no bom sono

É recomendado uso de remédio naturais para ter mais sono, pois existem aromas, essências e cheiros que ajudam a relaxar e a adormecer da melhor maneira possível. Os mais indicados são:

Lavanda: Conhecida mundialmente por relaxar corpo e mente. Ao limpar o quarto, utilize produtos de limpeza com aroma de lavanda.

Camomila: Tome uma xícara de chá um pouco antes de deitar, para acalmar os nervos.

Tília: Pode ser encontrada em spray. Pulverize no travesseiro e durma bem.

Incenso de madeira de cedro: Têm ação anti-fadiga. Ascenda 1 por dia, em um local em que toda a casa seja perfumada

Alfazema – beber 3 a 4 xícaras por dia e 1 xícara antes de ir dormir. Para o chá, colocar 2-3 g de flores para 1 xícara de água fervente e deixar repousar 5-10 minutos, filtrando no final. Usar o óleo essencial de alfazema como ambientador também é uma boa estratégia para dormir bem.

Lúpulo – beber 1 xícara antes de dormir. Para o chá, colocar 10 g de cones para 1 litro de água fervente e depois deixar repousar por 10 minutos.

Maracujá-rosado – beber 1 xícara antes de dormir. Para o chá, colocar 1 colher de chá de planta seca para 1 xícara de água fervente, deixar repousar por 5-10 minutos e filtrar.

Estes aromas aumentam o sono, pois tornam a respiração mais profunda, fazendo com que o cérebro receba mais oxigênio e, por isso, torna-nos mais serenos e assim temos menos dificuldade em adormecer.

As plantas medicinais não têm efeito imediato como os remédios, por isso, devem ser tomadas por 3 semanas para se verificarem os resultados.

Chá calmante para dormir melhor
Um excelente remédio caseiro para distúrbios do sono é o chá de lúcia-lima, com lavanda e camomila pois ela possui propriedades calmantes e sedativas que diminuem a insônia, inquietação e suores noturnos, além de ser excelente contra o estresse e a ansiedade.

Ingredientes

1 colher de folhas de lúcia-lima
1 colher de folhas de alfazema
1 colher de folhas de camomila
200 ml de água fervente

Modo de preparo

Juntar os ingredientes em uma panela, tampar e deixar repousar por cerca de 10 minutos. Depois coar e beber o chá 3 vezes por dia.

Além de utilizar este remédio caseiro os indivíduos devem fazer exercício físico regular, evitar beber café ou bebidas estimulantes antes de dormir, manter um ambiente calmo durante a noite e ter um horário regular de sono.

Além de beber este chá, para ter uma boa noite de sono é importante não consumir após às 17 horas alimentos ou bebidas estimulantes, como café, chá verde ou chocolate, por exemplo. Saiba mais sobre os alimentos que tiram o sono em: Alimentos que tiram o sono.

Porém, quando estas dicas não ajudam o paciente a dormir melhor pode ser necessário consultar um clínico geral para diagnosticar a causa e iniciar o tratamento adequado.

Fonte: Tua Saúde - https://www.tuasaude.com/remedios-naturais-para-ter-mais-sono-e-dormir-melhor/

Recomendado pelo Google: