header top bar

section content

VÍDEO: Caravana do Coração atende crianças e gestantes em Cajazeiras, e equipe destaca estrutura da FSM

Além da Faculdade Santa Maria, a Caravana também se instalou no Banco de Leite, onde foram atendidas gestantes com gravidez de risco

Por Jocivan Pinheiro

05/07/2018 às 18h57 • atualizado em 05/07/2018 às 19h10

No quarto dia da VI Caravana do Coração, nesta quinta-feira (5), dezenas de crianças e gestantes foram atendidas na cidade de Cajazeiras em dois locais diferentes.

Na Faculdade Santa Maria, crianças cardiopatas e com microcefalia receberam atendimento especializado com toda a estrutura necessária oferecida pela instituição de ensino.

O agricultor José Juliano foi um dos primeiros a chegar na Clínica Escola da Faculdade Santa Maria para dar continuidade no atendimento ao seu filho José Estefânio, de 7 anos de idade, que é assistido pela Caravana há quatro anos, desde que foi diagnosticado com problemas cardíacos.

“A Caravana para mim é tudo. São sete anos de luta que eu tenho com ele e tem quatro anos que ele é acompanhado pela Caravana, e vai ficar sendo acompanhado muito mais. A Caravana é o terceiro pai para o meu filho. Não tenho nada a dizer de ruim”, agradece o agricultor.

VEJA TAMBÉM: Após último caso registrado em Sousa, Poliomielite preocupa Governo da Paraíba

O agricultor José Juliano e seu filho José Estefânio

A dona de casa Luciene Liveira, mãe de João Adonis Neto, de 5 anos, enaltece a importância da Caravana na vida de quem mais precisa.

“A Caravana é uma bênção, porque a gente não tem condições de fazer uma cirurgia dessas, e a Caravana veio para salvar vidas, para libertar essas crianças do nosso Sertão que necessitam muito desse atendimento”.

A dona de casa Luciene Liveira com seu marido e seu filho João Adonis Neto

Juliana Abath, coordenadora da Caravana, ressaltou que neste ano o projeto veio maior para atender à demanda de toda a região, por isso as equipes foram distribuídas em três locais.

“A ideia de separar os locais de atendimento é de que a Caravana vá até as pessoas, vá até o local onde esses pacientes vão continuar sendo atendidos e que possa capacitar essa equipe local”.

VEJA MAISApós ser homenageada, sócia da Faculdade Santa Maria anuncia novidade na educação

Em Cajazeiras, 04 crianças com microcefalia e 119 com cardiopatia foram atendidas

Ela enalteceu o suporte que a Faculdade Santa Maria deu à Caravana: “A estrutura tem dado todo o conforto que os pacientes merecem e precisam, e toda a logística necessária para viabilizar a realização da Caravana”.

Além da Faculdade Santa Maria, a Caravana também se instalou no Banco de Leite da Maternidade Deodato Cartaxo, onde foram atendidas gestantes com gravidez de risco.

Centenas de crianças foram atendidas na Faculdade Santa Maria

Atendimentos:

Cajazeiras (53 gestantes; 04 crianças com microcefalia e 119 com cardiopatia); Monteiro (31 gestantes; 93 cardiopatas e 07 com microcefalia); Princesa Isabel (30 gestantes; 104 cardiopatas e 04 com microcefalia); Itaporanga (24 gestantes; 93 cardiopatas e 07 com microcefalia).

Capacitações e mini cursos:

Em Monteiro, foram capacitados 191 profissionais de saúde e 131 pacientes participaram dos mini cursos; em Princesa Isabel, foram 180 profissionais nas capacitações e 138 nos mini cursos; em Itaporanga, foram 119 profissionais capacitados e 107 pessoas nos mini cursos, e em Cajazeiras foram 173 profissionais capacitados e 179 pacientes nos mini cursos.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: