header top bar

section content

Sessão na Câmara de Cajazeiras debate prevenção ao suicídio com profissionais, público e vereadores

Profissionais e gestores de saúde do município e do Estado marcaram presença

Por Jocivan Pinheiro

14/09/2018 às 16h15 • atualizado em 14/09/2018 às 17h31

Vereador Jucinério Félix (Foto: Cavalcante Jr.)

A Câmara de Vereadores de Cajazeiras, através de uma propositura do vereador Jucinério Félix (PPS), promoveu uma sessão especial em alusão à campanha Setembro Amarelo para discutir com profissionais de saúde e com a população as questões relacionadas ao suicídio.

Para dar palestras na tribuna da Câmara, o vereador Jucinério convidou as psicólogas Luciliane Granjeiro, especialista em Terapia Cognitiva Comportamental que atua no CAPS AD de Cajazeiras, e Mônica Sanner, coordenadora de saúde mental do município.

No auditório e no plenário, outros profissionais e gestores de saúde do município e do Estado marcaram presença e colaboraram com as palestrantes. Os demais vereadores também acompanharam a sessão, que foi liderada pelo presidente da Câmara, Marcos Barros (PSB).

VEJA TAMBÉMProfessora e alunos falam sobre a importância da campanha Setembro Amarelo para prevenir suicídio

Profissionais e gestores de saúde do município e do Estado marcaram presença na sessão (Foto: Cavalcante Jr.)

Antes das falas das duas profissionais, Jucinério Félix ressaltou sua preocupação com os índices de suicídio na região de Cajazeiras, fato que motivou a sessão. O vereador conclamou não só as autoridades de saúde para investirem mais nas políticas públicas de prevenção ao suicídio, como também alertou os cidadãos para a importância de ouvir mais o próximo. Para Jucinério, muitas vezes dar atenção ao outro pode evitar um comportamento suicida.

Já as psicólogas Luciliane Granjeiro e Mônica Sanner exibiram dados referentes às taxas de suicídio no Brasil, na Paraíba e na região de Cajazeiras; detalharam e enalteceram os trabalhos dos CAPS e outras instituições de apoio e falaram sobre sinais comportamentais, transtornos psicológicos, entre outras questões acerca do tema.

As palestrantes Mônica Sanner e Luciliane Granjeiro (Foto: Cavalcante Jr.)

Suicídios no Brasil

De acordo com o Centro de Valorização da Vida (CVV), a cada 45 minutos um brasileiro morre vítima do suicídio. Para reverter este quadro, foi criado o movimento mundial Setembro Amarelo, que é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio.

Mundialmente, a Associação Internacional para Prevenção do Suicídio estimula a divulgação da causa, sendo 10 de setembro o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. O objetivo é alertar a população sobre o problema e mostrar que nove em cada 10 casos poderiam ser prevenidos.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: