header top bar

section content

Secretaria de Ação Social de Monte Horebe realiza oficina de ritmos e palestra sobre o Setembro Amarelo

Campanha Setembro Amarelo acontece no Brasil desde 2014 e tem foco na prevenção do suicídio

Por Secom de Monte Horebe

18/09/2018 às 16h20 • atualizado em 18/09/2018 às 16h23

Mulheres participam da oficina de Ritmos da Secretaria de Ação Social de Monte Horebe

Em alusão à campanha nacional “Setembro Amarelo”, a Secretaria de Ação Social de Monte Horebe realizou nesta segunda-feira (17), para usuários, servidores e familiares, uma ação sobre prevenção ao suicídio, apoiando o movimento nacional em defesa da vida. A palestrante foi a psicóloga do CRAS, Wanderléia Gomes.

A palestra teve como objetivo contribuir para a transformação de crenças e valores a respeito dos problemas sociais e da política de saúde no Brasil, em especial o tema suicídio. As atividades proporcionaram o acesso às informações e vivências sobre práticas de educação popular em saúde, formando multiplicadores para atuar em suas comunidades.

As mulheres que participam da oficina de Ritmos prestigiaram o evento e parabenizaram a iniciativa da secretária Claudiana Nogueira. “Monte Horebe agora vive um novo tempo. A gente nota, com ações como esta, que a gestão de Marcos Eron [prefeito] tem muito zelo pela população”, disse a dona de casa Maria de Fátima.

A secretária de Ação Social de Monte Horebe, Claudiana Nogueira, enalteceu o papel preventivo de eventos que elevam a promoção da vida. “Nosso objetivo é ajudar essas pessoas oferecendo apoio necessário. O município dispõe de um programa de saúde mental que conta com profissionais capacitados para atendimento a elas.”

VEJA TAMBÉM:

+ População elege as obras e os serviços prioritários no II Orçamento Democrático de Monte Horebe

Mulheres participam da oficina de Ritmos da Secretaria de Ação Social de Monte Horebe

O prefeito Marcos Eron apoiou o evento integralmente e garantiu investimentos na saúde pública do município e melhores condições de trabalho para quem atua no campo da saúde mental.

“Nosso compromisso com Monte Horebe só aumenta, e precisamos apoiar eventos como esse porque estamos antenados com as principais demandas da população. Como evangélico e defensor da vida, preciso fazer com que os cidadãos de minha cidade possam ser replicadores da alegria que é viver”, disse.

Setembro Amarelo

A campanha “Setembro Amarelo” acontece no Brasil desde 2014 e tem foco na prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Como forma de ampliar a divulgação da temática, locais públicos e particulares são identificados com a cor amarela.

No Brasil a campanha é articulada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Mundialmente, a Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (IASP) estimula a divulgação da causa, vinculado ao dia 10 do mesmo mês no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Recomendado pelo Google: