header top bar

section content

Não usar fio dental pode levar à perda de dentes, afirma cirurgião dentista

Conhecido como ‘Mágico da Ortodontia’, o cirurgião dentista Gustavo Menegucci explica que falta de limpeza adequada pode levar à inflamação da gengiva, o que pode se tornar grave, com perda dentária

Por MF Press Global

03/08/2020 às 10h12 • atualizado em 03/08/2020 às 12h30

Os alertas para o uso regular do fio dental

Não apenas escovar os dentes após as refeições, principalmente antes de dormir, é suficiente. Escovar da forma correta, usar sempre o fio dental e visitar regularmente o dentista é o que garante saúde bucal. O cirurgião dentista Gustavo Menegucci explica que a falta de higiene e de acompanhamento odontológico podem gerar doenças, até a perda dos dentes. “Observamos em inúmera das vezes que o problema se iniciou como gengivite, pela falta de fio dental e escovação correta, avançou ao estágio de periodontite, o que pode levar à perda de vários dentes, até perda total”, alerta.

Menegucci destaca que a periodontite pode ser genética e que já tratou de pacientes nesta condição, “em alguns casos são hereditários, porém pode ser controlado com visitas regulares ao dentista”. No entanto, a maioria dos casos não são genéticos poderiam ser evitados com cuidados diários, “acomete mais pacientes com dificuldade na higienização e que não visitam o dentista”. Para quem sofre dos estágio mais graves, não resta alternativa a não ser colocar implantes ou próteses para substituir os dentes.

Por ser algo ligado ao acúmulo de placa, raramente atinge os mais jovens, “com o passar dos anos, o acúmulo de placa deve ser controlado pelo profissional”. Os sintomas são gengivas inchadas, vermelhas e sensíveis, muitas vezes a pessoa apresenta mau hálito e até sangramentos. Nem sempre há dor, o que pode levar o paciente a procurar ajuda em situações extremas.Somente o profissional poderá curar, fazendo a limpeza adequada e receitando remédios.

OPINIÃO

VÍDEO: Jornalista diz que os três candidatos a vice-prefeito em Cajazeiras são ‘retrocesso na história’

REBATENDO O PREFEITO

VÍDEO: Empresário rompe o silêncio e nega ter citado ex-prefeita Denise em delação da Operação Andaime

AGLOMERAÇÃO

VEJA: Em visita de Bolsonaro ao Sertão da PB, mulher pede para ele baixar kg do arroz e vídeo viraliza

FUNDADOR DE CAJAZEIRAS

VÍDEO: Morte de Padre Rolim completa 121 anos, e fato ganha minucioso estudo histórico de sacerdote

Recomendado pelo Google:
error: Alerta: Conteudo Protegido !!