header top bar

section content

VÍDEO: Obesidade, tabagismo e bebida alcoólica contribuem para o câncer de mama, alerta mastologista

"A atividade física de moderada a forte intensidade, reduz a incidência de câncer de mama em até 30%", destacou o profissional

Por Luiz Adriano

09/08/2022 às 17h34 • atualizado em 09/08/2022 às 17h51

O médico ginecologista, mastologista e obstetra Dr. Gentil Paiva, concedeu entrevista ao programa Diário News da TV Diário do Sertão nesta segunda-feira (08), e falou sobre os cuidados que as mulheres devem ter sobre o câncer de mama.

“O Câncer de mama indiscutivelmente é o câncer que mais mutila, o câncer que mais mata, é o câncer que mais traz sofrimento para as mulheres na Paraíba, no Brasil e no mundo inteiro”, disse o profissional.

EXAMES PERIÓDICOS

Dr. Gentil Paiva alertou sobre a necessidade de realizar exames periódicos de prevenção. Segundo o médico, quando descoberto no início, o câncer de mama tem chances de cura e pode gerar menos sofrimentos ao paciente, como por exemplo: menos quimioterapia, cirurgias, etc.

FAIXA ETÁRIA

O médico explicou que câncer de mama em mulheres jovens é raro, mas acontece. Ele disse que o mais comum é mulheres acima dos 40 anos de idade serem acometidas. “O maior fator de risco é a idade, isso quer dizer que quanto mais a mulher avança em idade, mais risco ela tem de desenvolver o câncer de mama”, enfatizou.

GENÉTICA

Outro ponto importante tratado pelo médico, foi o fator genético. Segundo o profissional, existe sim um traço genético e deve ser levado em consideração através de uma análise familiar.

SINTOMAS

“É assintomático”, defendeu o mastologista que ressaltou a necessidade de fazer a mamografia, porque só a partir de exames será possível tratar a doença no início e trabalhar com a possibilidade de cura.

PREVENÇÃO

O profissional da saúde enfatizou que “a atividade física de moderada a forte intensidade, reduz a incidência de câncer de mama em até 30%”. Ele explicou que a obesidade pode aumentar o risco da doença, bem como a prática do tabagismo e a ingestão de bebida alcoólica. “Também são fatores que podem causar câncer de mama”, pontuou.

Dr. Gentil Paiva – foto: divulgação

Atendimento

O consultório do Dr. Gentil Paiva fica localizado na rua Dr. José Moreira de Figueiredo, nº 165, no Centro de Cajazeiras. Na Clínica Ultra Diagnóstico por Imagem, nas imediações da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cajazeiras. Para entrar em contato, basta ligar para o número (83) 3531-4420 ou através do Whatsapp (83) 99146-8171.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: