header top bar

section content

Planta que atrai predador do mosquito Aedes Aegypti será distribuída em Cajazeiras

Com o apoio da Secretaria de Saúde, centenas de mudas estão prontas para serem distribuídas.

Por Diário do Sertão

29/03/2016 às 14h50

O mosquito causador da doença se reproduz em água limpa e suja.

A Prefeitura de Cajazeiras com ajuda de voluntários está investindo em mais uma arma no combate a dengue. Trata-se da planta crotalária que atrai predadores do Aedes Aegypti.

Com o apoio da Secretaria de Saúde, centenas de mudas estão prontas para serem distribuídas, inclusive já estão sendo plantadas próximo ao Açude Grande de Cajazeiras.

Como funciona?
A Crotalária Juncea atrai a libélula, um inseto predador do mosquito da dengue. Com o plantio da Crotalária, a libélula, que busca colocar ovos em água parada, assim como o mosquito Aedes Aegypti, vai depositar seus ovos, essas larvas vão se alimentar das larvas do mosquito transmissor da dengue acabando com aquele foco. O mesmo acontece com a libélula adulta, ela é predadora e se alimenta de pequenos insetos, o que inclui o Aedes Aegypti. Assim, quebra-se a cadeia reprodutora do mosquito da dengue.

Entretanto, é importante entender que as outras armas de combate, como manter quintais e jardins limpos e sem água parada continuam. A Crotalária vai ajudar no combate a infestação, mas os cuidados permanecem.

O trabalho dos Agentes de Endemias de Cajazeiras continua no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Da Assessoria

Recomendado pelo Google: