header top bar

section content

Açude de Cajazeiras fornecerá água para quase 400 cisternas distribuídas em três municípios. Confira!

O secretário da Agricultura de Cajazeiras disse caminhões pipas vão retirar a água do Açude Lagoa do Arroz para abastecer cisternas na zona rural.

Por Diário do Sertão

07/05/2016 às 16h58 • atualizado em 07/05/2016 às 17h04

Carros pipas abastecem cidades da região de Cajazeiras

O Açude de Lagoa do Arroz que fica na zona rural de Cajazeiras vai abastecer a zona rural de três municípios da região pela Operação Pipa, do Governo Federal e gerenciada pelo Exército, no caso, Cajazeiras, São João do Rio do Peixe e São José de Piranhas.

Veja também

?Alegria virou medo: Com a chegada da água em açude do Sertão, população teme parede romper. VÍDEO!

?Apesar de ter água no açude, população faz protesto por falta d’água nas torneiras há mais de 07 meses

?Ótima notícia: Chuvas aumentam volume de águas em açude de São Gonçalo; nível já chega a 50% do total

O secretário de Desenvolvimento Rural, Eudomar Pereira informou que foi procurado por um oficial do Exército responsável pela administração do programa de distribuição de água, para solicitar que a prefeitura de Cajazeiras recupere a estrada, além de preparar uma área para os caminhões terem acesso ao local, bem como ter espaço para estacionarem e manobrarem.

Euromar informou que antes de iniciar o abastecimento de água da zona rural desses três municípios só será iniciado por um período de dois meses após o Exército fazer uma avaliação da água para saber se é própria para o consumo humano.

O secretário disse caminhões pipas vão retirar a água do Açude Lagoa do Arroz para abastecer 346 cisternas espalhadas pela zona rural. Essa água estava sendo retirada do Açude Lima Campo, em Icó, entretanto o volume do reservatório está muito baixo principalmente depois que o fornecimento de água do Açude de Orós foi interrompido.

Para abastecer a zona rural de São José de Piranhas, o secretário informou que sugeriu a retirada da água da barragem Boa Vista construída recentemente, fazendo parte das obras de transposição do Rio São Francisco.

A retirada dessa água está deixando a população e lideranças políticas preocupadas, pois temem o açude seque, principalmente porque duas adutoras estão sendo implantadas no açude para abastecer a zona norte de Cajazeiras e a cidade de São João do Rio do Peixe.

Lagoa do Arroz está atualmente com 17 milhões e 600 metros cúbicos de água. No dia primeiro de Janeiro estava com apenas 4 milhões 552 metros cúbicos de água. A capacidade total do Manancial é de 80 milhões 220 mil e 750 metros cúbicos de água.

DIÁRIO DO SERTÃO com Gazeta do Alto Piranhas

Recomendado pelo Google: