header top bar

section content

Vizinhos denunciam abandono de idosa e caso é acompanhado pela polícia no Sertão

Os vizinhos são quem administram a quantia de forma voluntária.

Por Diário do Sertão

24/05/2016 às 05h10 • atualizado em 24/05/2016 às 06h16

Idosa é encontrada em estado de abandono no Sertão

O casebre insalubre com dois cômodos, banheiro precário e de poucos utensílios tem sido a moradia da senhora Irenice Batista da Silva, de 66 anos. O quarto onde reside a idosa está localizado na Rua Antônio Gonçalves, Bairro Jatobá, em Patos. Irenice é diabética, hipertensa, viciada em cigarro e está prostrada no chão sobre um colchão no rol de entrada do casebre, pois perdeu a locomoção devido a problemas nas pernas.

Idosa é encontrada abandonada no Sertão do estado

Idosa é encontrada abandonada no Sertão

A reportagem esteve neste domingo (22), na residência onde mora dona Irenice após receber denúncias de vizinhos preocupados com o abandono e a situação de vulnerabilidade social da anciã. Uma guarnição da Polícia Militar, composta pelo Sargento Lustosa, Sargento J. Dias e pelo Soldado Rafael, também foi até o local para apurar o caso e buscar familiares que tem a responsabilidade de cuidar da idosa que está há mais de dois meses no casebre.

VEJA MAIS

» Cajazeirense de 31 anos de idade morre no Hospital de Trauma de Campina

» Morre no Hospital Regional de Cajazeiras, vítima de infarto, ex-presidente do Atlético

» Jovem morre vítima de acidente em rodovia de Cajazeiras

De acordo com informações colhidas pela reportagem, dona Irenice foi levada até o casebre por um sobrinho a mando da irmã dela que reside no Bairro Salgadinho, em Patos. A idosa é viúva de um Policial Militar, porém recebe apenas R$ 650,00 devido a empréstimos consignados feitos por uma neta e por uma mulher ainda sem identificação. Com a quantia recebida é pago aluguel do quarto, água, luz, alimentação remédios, fraldas, consultas médicas, além de outras necessidades. Os vizinhos são quem administram a quantia de forma voluntária.

A vizinha de dona Irenice, Máxima Pimentel, se solidarizou com o sofrimento da anciã e desde então ajuda no banho, troca de fraldas e atende aos chamados constantes da idosa que relata dores nas pernas que pode ser ocasionadas pela falta de movimentos. Dona Irenice criou escaras nas costas e está em tratamento com pomadas e sendo limpa para evitar uma infecção. Todo o cuidado é feito por Máxima e por outros vizinhos para evitar o abandono total da idosa.

Casa da idosa que foi resgatada pela polícia

Casa da idosa que foi resgatada pela polícia

O Sargento J. Dias, da guarnição do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), concedeu entrevista na qual relatou que esteve na residência da irmã de dona Irenice após denúncias de vizinhos preocupados com a situação. J. Dias disse que falou com Helena, irmã de dona Irenice. De acordo com o Sargento, a irmã da idosa se comprometeu em resgatar dona Irenice nesta segunda-feira, dia 23.

A reportagem falou com a senhora Helena, porém a irmã da idosa disse que não existe possibilidade de cuidar dela. “Eu não tenho como cuidar dela, pois também sou doente. Procurem a neta dela que mora no Ceará. Foi essa neta que fez empréstimos em nome de Irenice”, comentou. Alguns minutos depois, vizinhos ligaram para a reportagem para relatar que a irmã de dona Irenice esteve no casebre da idosa ameaçando os vizinhos que haviam feito à denúncia.

O caso está vindo ao público para que as autoridades de justiça, de polícia, Secretaria de Assistência Social do Município de Patos, Conselho Municipal do Idoso, dentre outros, possam dar solução ao caso, pois o Estatuto do Idoso garante condições que protegem os idosos em vulnerabilidade social e também podem determinar a quem cabe os devidos cuidados.

DIÁRIO DO SERTÃO com Patosonline.com

Recomendado pelo Google: