header top bar

section content

Açude de Uiraúna começa pegar 1ª recarga; Reservatórios de Sousa, Cajazeiras e Coremas continuam sem acumular nada

A boa notícia é que esta semana, o reservatório do Sertão da Paraíba começou a receber sua primeira recarga deste ano. Confira aqui!

Por Diário do Sertão

23/02/2017 às 12h09 • atualizado em 23/02/2017 às 17h56

A Barragem Capivara, na cidade de Uiraúna tem capacidade máxima de armazenamento de mais de 37 milhões de metros cúbicos, porém atingiu volumes críticos nesses últimos cinco anos de estiagem, chegando praticamente a zerar seu volume de água.

+ Mais da metade dos açudes da PB estão em situação crítica; 18 estão totalmente secos

A boa notícia é que esta semana, o reservatório começou a receber sua primeira recarga deste ano, pois córregos e riachos estão jogando água dentro do manancial.

Segundo informações repassadas pela Cagepa esta semana, a barragem conseguiu acumular 49 centímetros em seu volume total.
Um vídeo foi gravado, onde mostra a água de riachos desaguando em Capivara. A última medição do volume feita pela Aesa ocorreu em 20 de fevereiro, onde aponta a barragem com 3,1% de seu volume, o que corresponde a 1.179 milhão de metros cúbicos.

Açude de São Gonçalo, no município de Sousa

Sousa
As chuvas registradas nos primeiros dois meses de 2017 na cidade de Sousa, já superam os índices pluviométricos do mesmo período no ano passado. O panorama positivo para as chuvas tem motivado agricultores a prepararem os roçados confiantes numa quadra invernosa mais regular, principalmente com a chegada das águas de março, historicamente o mês com maior pluviosidade na região.

Segundo dados oficiais do Escritório da Emater em Sousa, o acumulado de chuvas em 2017 já chega a 379.3mm. No mês de janeiro deste ano, o total de chuvas foi de 256.3 mm e em fevereiro os índices chegam a 123 mm. No mesmo período do ano passado, o total de chuvas em Sousa chegou a 282.3mm, com apenas 222 mm em janeiro e 60.3mm em fevereiro, gerando irregularidades na quadra invernosa e impedindo o desenvolvimento da plantação que necessita de uma boa sequência de chuvas. Em 2017, os índices foram bons em janeiro e permanece uma boa regularidade de chuvas em fevereiro, o que alimenta as esperanças dos agricultores que pretendem assegurar o plantio feito durante as esperadas chuvas de março.

Apesar dos bons índices pluviométricos registrados em Sousa, persiste a preocupação com a recuperação hídrica dos açudes responsáveis pelo abastecimento de água de várias cidades.

O quadro hídrico do açude de São Gonçalo, que abastece Sousa, Marizópolis e Nazarezinho, permanece inalterado, mantendo uma condição regular em virtude das chuvas registradas em março do ano passado.

Açude de Coremas está em situação crítica de água no Sertão da Paraíba

Cajazeiras e Coremas
O volume atual de mananciais como Engenheiro Ávidos (Boqueirão) e Lagoa do Arroz, em Cajazeiras, além de Coremas-Mãe D’água, em Coremas ainda permanece praticamente nos mesmos patamares do início do ano.

Boqueirão, em Cajazeiras continua com pouca água.

DIÁRIO DO SERTÃO com PB Agora e vídeo do Cofemac

Recomendado pelo Google: