header top bar

section content

Açude de São Gonçalo em Sousa e Boqueirão em Cajazeiras estão recendo água após chuvas

A previsão é do sétimo ano seguido de crise hídrica para a maioria dos grandes açudes do semiárido da Paraíba

Por Campelo Sousa

07/04/2018 às 17h14 • atualizado em 07/04/2018 às 17h16

No sítio Olho D'água a chuva encheu açude (foto: Gilson)

As regiões de Sousa e Cajazeiras foram beneficiadas com muita chuva nos últimos dias. Na cidade de Nazarezinho, a chuva registrada nesta quinta-feira (05) foi de 75 mm. Na tarde desta sexta-feira (06), voltou a chover forte.

A chuva em Nazarezinho foi suficiente para encher rios que estão desaguando no açude de São Gonçalo em Sousa que está com 19,29% da capacidade total. Dos 44,6 milhões de m³ que pode armazenar, ele está com 8.604.000 m³.

No Distrito de Bom Jesus, município de São José de Piranhas, as chuvas recentes encheram rios e barragens que desaguam no açude Engenheiro Ávidos (Boqueirão) em Cajazeiras, que está com apenas 11,04% do volume total. Ele tem capacidade para 255 milhões de m³, mas está com pouco mais de 28.162.934m³.

Previsões

A configuração é do sétimo ano seguido de crise hídrica para a maioria dos grandes açudes do semiárido da Paraíba, previsão realizada e divulgada dia 06 de março pelo físico, meteorologista e mestre em Meteorologia Rodrigo Cézar Limeira.

Mesmo com uma conjuntura climática e oceânica desfavorável observada desde o final da primeira semana de março, as chuvas com grande má distribuição espacial vão continuar ocorrendo afirma o estudioso.

Veja também: Chuva forte deixa moradores ilhados na região de Sousa

Entre os dias 05 e 10 de abril, as cidades de Patos, Pombal, Sousa e Cajazeiras vão registrar chuvas, assim como também muitas outras localidades do Cariri, Sertão e Alto-sertão da Paraíba.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: