header top bar

section content

Famílias da região de Sousa investem na apicultura para conviver com seca no Sertão da Paraíba. Veja o vídeo!

Espaços de criação na cidade chegam a abrigar mais de 300 mil abelhas

Por

08/10/2015 às 06h50

Famílias da cidade de Vieirópolis, no Sertão paraibano, estão investindo na criação de abelhas para fugir da falta de água que atinge a cidade nos últimos meses. Mais de 40 pessoas já fazem parte da Associação de Apicultores e Meliponicultores do município. As criações foram destaque no Bom Dia Paraíba desta quarta-feira (7).

Um dos que apostaram na apicultura para sobreviver foi o ex-pescador Geraldo Antônio, que fez um curso de aperfeiçoamento. "Tudo começou com um apicultor de outra cidade e em parceria com a Emater. Juntamente com o Sebrae, eles trouxeram para aqui cursos que incentivaram os meleiros", conta.

Espaços de criação na cidade chegam a abrigar mais de 300 mil abelhas. Apesar de tentar fugir da seca, ela ainda atinge um pouco a produção de mel. De acordo com os apicultores, na falta de flores, eles também usam rapadura e ou a garapa de cana de açúcar como alimentação artificial para as abelhas.

O apicultor Robenildo Gadelha relata que os açudes secos fazem com que eles improvisem bebedouros para as abelhas. "Nós temos que colocar umas vasilhas com água perto para elas se alimentarem porque os açudes secaram e nós não temos água. A dificuldade para conseguir água aqui é grande", diz.

Julierme do Nascimento, criador e professor, conta que a apicultura traz muitos benefícios. "A apicultura é uma cultura que preserva a natureza. Automaticamente ela é boa para as plantas nativas e para a agricultura. É uma atividade econômica que não degrada".

DIÁRIO DO SERTÃO com G1PB

Tags:
Recomendado pelo Google: