header top bar

section content

Mesmo com crise e efeitos da seca, cajazeirenses não param produção rural; trabalho movimenta o comércio

Apesar da seca prolongada que castiga o sertanejo este ano, é possível ver que nem todos sofrem tanto com a estiagem.

Por

24/09/2015 às 17h02

A reportagem da TV Diário do Sertão visitou nesta quinta-feira (24) a Fazenda Javigor onde frutas são produzidas e comercializadas na região de Cajazeiras.

Veja também

?Quase seco, açude de Cajazeiras é esquecido; Vereador denuncia que R$ 24 milhões para recuperação ‘sumiu’; População culpa DNOCS

Apesar da seca prolongada que castiga o sertanejo este ano, é possível ver que nem todos sofrem tanto com a estiagem. Na Fazenda Javigor, a imagem tradicional da seca está sendo modificada e dando espaço a pomares, graças às novas tecnologias. 

O padre Francivaldo Albuquerque, que é idealizador do Projeto Fazer e que auxilia os produtores no cultivo das plantações, disse que o desejo de desenvolver este tipo de agricultura surgiu após fazer uma visita a Israel, que, segundo ele, é um bom exemplo de que, mesmo no deserto, o homem é capaz de produzir.

“O segredo é perseverança. Mesmo diante da crise o homem tem que mostrar competência para trazer bons resultados. Esse é um projeto de aposta no sertanejo”, disse.

O padre revelou que o Projeto Fazer produz manga, acelerola, graviola, goiaba, maracujá, caju e mamão, além de outras frutas em qualidade menor. Algumas já transformadas em poupa. Em 2016, Francivaldo pretende aumentar o processo de industrialização.

Através do Sebrae, os agricultores tem recebido capacitações e para o consultor Levir Menezes, o Projeto Fazer é uma referência na convivência com o semiárido. “Mesmo com essa seca temos condições de trabalhar. É preciso lembrar que nós temos outras alternativas”, disse.

 ?

Cajazeiras é um exemplo de que, mesmo em tempos de seca, o homem é capaz de inovar e driblar os obstáculos impostos pela natureza.

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: