header top bar

section content

Prefeitura de Sousa realizou Dia “D” de Vacinação contra a poliomielite

O objetivo da campanha é manter o país livre da paralisia infantil e melhorar a cobertura vacinal.

Por

17/08/2015 às 15h37

Prefeitura de Sousa realizou Dia de Vacinação

A Secretaria da Saúde de Sousa lançou, neste sábado, 15 de agosto, a 36ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil). Até o próximo dia 30 de agosto, a vacina será oferecida em todas as unidades de saúde da cidade, devendo ser imunizadas todas as crianças que tenham a partir de seis meses (poliomielite) e menos de 5 anos (multivacinação).

O objetivo da campanha é manter o país livre da paralisia infantil e melhorar a cobertura vacinal. A campanha também visa a atualização da caderneta de vacinação.

Dia “D” de Vacinação
A vacina é extremamente segura e protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. Não existe tratamento para a poliomielite e a única forma de prevenção é a vacina. Ela é recomendada, até mesmo, para as crianças que estejam com tosse, gripe. Coriza, rinite ou diarreia. Já, para com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina, o Ministério da Saúde recomenda os pais que consultem um médico para avaliar se a imunização é indicada.

POLIOMIELITE– O Brasil está livre da poliomielite desde 1990 e, o país recebeu da Organização Pan – Americana de Saúde (OPAS), a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem em seu território.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a obtido quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

Decom

Tags:
Recomendado pelo Google: