header top bar

section content

Prefeitura de Sousa realiza a X Conferência Municipal de Assistência Social

O processo das conferências-ocorridas nos âmbitos municipal, estadual e nacional- tem como ponto importante fazer a avaliação do SUAS.

Por

11/08/2015 às 16h34

Prefeitura de Sousa realiza a X Conferência Municipal

A Prefeitura de Sousa por meio da Secretaria de Ação Social,  realizou na manhã e tarde da segunda-feira, 10 de agosto a X Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “Consolidar o SUAS de vez, rumo a 2026”, no auditório da Universidade Federal de Campina Grande-Centro.

No evento aconteceram palestras com usuários de políticas sociais, entidades e organizações ligadas ao tema. O objetivo é construir proposições para o desenvolvimento de mais 10 anos da Política de Assistência Social.

O processo das conferências-ocorridas nos âmbitos municipal, estadual e nacional- tem como ponto importante fazer a avaliação do SUAS.

Sistema Único de Assistência Social (Suas)
O Sistema Único de Assistência Social (Suas) é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), envolvendo diretamente as estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal.

O Suas organiza as ações da assistência social em dois tipos de proteção social. A primeira é a Proteção Social Básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. A segunda é a Proteção Social Especial, destinada a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros aspectos.

Decom

Tags:
Recomendado pelo Google: