header top bar

section content

Ortopedista alerta para o risco de Artrose em pessoas que já sofreram acidentes de moto

De acordo com o ortopedista vítimas de traumas consequentes de acidentes, especialmente de motos, que tiveram fraturas na região da articulação podem resultar em artrose

Por

03/08/2015 às 14h06

Médico Ortopedista e Traumatologista José Landim Neto sobre a Artrose

Na PoliSaúde, a Policlínica da família em Cajazeiras, há diversas especialidades. Na oportunidade a reportagem da TV Diário do Sertão (TVDS) conversou com o Médico Ortopedista e Traumatologista José Landim Neto sobre a Artrose.

Artrose o que é
O médico explicou que a Artrose é uma doença degenerativa crônica de evolução lenta que acomete as articulações, desgastando, degenerando a cartilagem e o osso.

Ainda de acordo com o ortopedista, a doença acomete mais as mulheres, especialmente acima  dos 45 anos, no momento em que entram no período da menor pausa.

Sintomas
Dr. Landim Neto ressaltou que a artrose, por ser uma doença de evolução lenta, pode-se apresentar inicialmente com leves dor articular, principalmente após atividades físicas, e posteriormente na fase tardia aparece a rigidez, edemas, desvio articular, com consequente limitação funcional.

Segundo o traumatologista o excesso de peso pode agravar e até desencadear o problema. Alerta também o risco para pacientes vítimas de traumas consequentes de acidentes, especialmente de motos, que tiveram fraturas na região da articulação podem resultar em artrose futuramente.

Diagnóstico
A avaliação para diagnosticar a artrose é a partir da clínica do paciente e através de imagens radiográficas. Ressaltou o médico José Landim Neto.

Tratamento
Além de medicamentos prescritos por especialista, no caso o ortopedista, o tratamento requer mudança de estilo de vida e hábitos alimentares. Disse o profissional.

"Esse paciente tem que se movimentar, variando com momentos de repouso; Indicado atividades e fisioterapia na água, aliviando os sintomas; Não havendo êxito e com o avanço da patologia, alguns casos podem necessitar de artroplastia de quadril e joelho", finalizou.

A PoliSaúde, a Policlínica da família, dispõe de cardiologista, clínico geral, dermatologista, endocrinologista, ortopedista, reumatologista, gastroenterologista, ortopedista, pediatra, neurologista, urologista, psiquiatra, ginecologista e obstetra, além de nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta. 

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: