header top bar

section content

VÍDEO: De luto, parentes e amigos homenageiam um dos maiores benfeitores de Cajazeiras: “Vai com Deus Edme”

Edme lutava contra um câncer de pulmão e o agravamento da doença o levou a ser internado no hospital de Brasília, onde faleceu.

Por

16/05/2015 às 21h41 • atualizado em 14/02/2023 às 23h35

Parentes e amigos prestaram homenagem ao ex-deputado federal, Edme Tavares, falecido na madrugada deste sábado (16) na Capital Federal vítima de insuficiência respiratória.

Edme lutava contra um câncer de pulmão e o agravamento da doença o levou a ser internado no hospital de Brasília, onde faleceu.

Radialista Arnaldo Lima

Em uma matéria especial da TV Diário do Sertão, o radialista Arnaldo Lima que participou de todas as suas campanhas eleitorais como “locutor oficial”, se emocionou ao falar do amigo. “Foi meu amigo e quis me ajudar muito, mas, meu desejo sempre foi estar em rádio. Mesmo assim, sempre me ajudou. Ele foi um dos maiores políticos desta terra e amava essa cidade”, disse.

Padre Francivaldo

Já o Padre Francivaldo do Nascimento Albuquerque que fazia parte da família, destacou que Edme Tavares era desbravador e que ficará marcado na história por tudo que ele fez pela terra do Padre Rolim e pela Paraíba como um todo. “Sua marca foi sempre de dedicação e trabalho de forma honesta, só quero dizer em nome de todos desta terra: Muito obrigado Edme Tavares”, enfatizou.

Jornalista Gutemerg Cardoso

Outro que também fez uma homenagem especial em seu comentário do dia no ‘Polêmica Paraíba‘, foi o jornalista Gutemberg Cardoso. Segundo ele, a Paraíba perde um grande político, pois, Edme era um homem obstinado no que queria e, sua dedicação por Cajazeiras gerou frutos na educação marcados até hoje. “A luta pela Escola Técnica, hoje IFPB é marca de um homem honrado. Talvez a historia política de Cajazeiras, não tenha uma figura com esse perfil”, destacou Gutemberg.

A secretária de Estado, do Governo Ricardo Coutinho (PSB), vereadora de Cajazeiras, Léa Silva (DEM) enviou mensagem de voz via telefone onde lamentou a morte do político e amigo Edme Tavares. “Ele me ajudou a adentrar na política e também profissionalmente, foi um grande homem”, disse.

prefeita de Cajazeiras, Denise Albuquerque

A prefeita de Cajazeiras, Denise Albuquerque (PSB) também se pronunciou via site oficial do Governo Municipal: “O Governo Municipal, através da sua gestora Denise Albuquerque, bem como de todos que fazem a administração do município de Cajazeiras, vem de público, externar seu sentimento de pesar pela morte do ex-deputado federal e benfeitor de Cajazeiras, Edme Tavares”.

Radialista e funcionário público, Mário Alves

O funcionário público, Mário Alves não quis gravar entrevista, mas, disse que deve muito ao amigo e companheiro Edme Tavares. Ele destacou que trabalhou nas campanhas políticas de Edme, onde teve a oportunidade de conhecer um político de verdade, não como os que existem hoje. “Edme era leal, amigo, brigava por Cajazeiras, discutia com os seus opositores, mas se juntava a eles quando era para trazer algo para essa terra, minha solidariedade a todos os seus familiares”, disse.

Radialista Tatico

O radialista Francisco Alves (Tatico) também se emocionou no seu programa de rádio na Difusora de Cajazeiras. Outro que também lamentou a morte do ex-deputado Federal foi o empresário e professor, José Antônio da Rádio Alto Piranhas. “Não estou com condições de gravar, mas lamento a morte deste amigo”, disse.

O deputado federal Rômulo Gouveia lamentou a morte do ex-deputado Edme Tavares. “Aos familiares e amigos a minha solidariedade neste momento de dor pela perda de um dos maiores benfeitores de Cajazeiras e do Sertão”, disse Gouveia, lembrando os serviços do ex-deputado para a região.

Nós da AC3 sempre o teremos como uma referência. “Demos continuidade aos dois Bailes do Bicentenário com a sua marca, denominando o seguinte na época de 3º Baile do Reencontro, demonstrando o sucesso da iniciativa. No ano passado conferimos ao mesmo uma justíssima homenagem com a Comenda Padre  Rolim da AC3. Os frutos da Escola Técnica Federal são símbolos deste eterno Deputado de Cajazeiras que agregava: competência, compromisso, seriedade e amor a nossa Terra”, destacou os membros da AC3.

Wilson Braga em inauguração em Cajazeiras ao lado de Edme Tavares

Wilson Braga em inauguração em Cajazeiras ao lado de Edme Tavares

Histórico
Natural de Cajazeiras, Edme Tavares era considerado um dos maiores benfeitores de toda a região sertaneja.

Edme Tavares era advogado, formado pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro.

Deputado estadual por três mandatos consecutivos, no período de 1970 a 1982, e deputado federal por duas legislaturas, no período de 1983 a 1990, Edme Tavares participou da Assembléia Nacional Constituinte como presidente da Comissão de Ordem Social, sendo um dos responsáveis pela elaboração da Constituição Federal de 1988.

Edme Tavares também ocupou diversos cargos públicos no poder executivo, tendo sido Secretário de Estado nos governos João Agripino, Tarcísio Burity, José Maranhão e Cássio Cunha Lima.

O ex-deputado ainda foi assessor da Presidência da República no governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso.

O ex-deputado também teve papel decisivo na conquista da Escola Técnica Federal de Cajazeiras, hoje convertida em IFPB.

DIÁRIO DO SERTÃO 

Recomendado pelo Google: