header top bar

section content

Cajazeiras participa VI Encontro dos Grupos de Autocuidado para Hanseníase na PB

De acordo com a técnica do Núcleo de Doenças Endêmicas, Geisa Campos, os encontros anuais têm como objetivo principal orientação aos pacientes

Por

09/12/2014 às 11h00

Representantes participam de encontro em João Pessoa

A Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com a Ong holandesa NHR e SMS, por meio do Núcleo de Doenças Endêmicas, promoveu na semana passada o VI Encontro dos Grupos de Autocuidado para Hanseníase na Paraíba. O evento aconteceu no Hotel Ouro Branco, em João Pessoa e contou com representantes dos grupos de autocuidado de vários munícipios da Paraíba, entre eles da cidade de Cajazeiras.

De acordo com a técnica do Núcleo de Doenças Endêmicas, Geisa Campos, os encontros anuais têm como objetivo principal orientação aos pacientes em relação à prática de autocuidados, buscando prevenir incapacidades, sem deixar de trabalhar a questão da autoestima do usuário e melhorar sua qualidade de vida. “Neles os pacientes com hanseníase são alertados sobre a importância da adesão dos familiares ao tratamento, mostrando, por exemplo, que uma dona de casa com hanseníase ao lavar louça utilize luvas para evitar ferimentos e até úlceras em mãos lesionadas”.

A cidade de Cajazeiras foi representada pela gerente de controle de Hanseníases, Josirleide Oliveira, a fisioterapeuta Marilsa Cartaxo e a enfermeira Raisa Barbosa, além do senhor Cícero como integrante do grupo de autocuidado de Cajazeiras. 

O que é a doença
A hanseníase é uma doença dermatoneurológica que tem cura, especialmente se diagnosticada precocemente, mas que pode deixar sequelas. A dormência em mãos e pés e até mesmo fraqueza nos músculos podem permanecer como sequelas, por isso a importância da vigilância constante e contínua dos portadores mesmo no pós alta por cura. 

Mais fotos na galeria abaixo!

DIÁRIO DO SERTÃO 

Tags:
Recomendado pelo Google: