header top bar

section content

“Dia D” começa Campanha Novembro Azul em Sousa

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada para chamar atenção sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Por

17/11/2014 às 18h01

Campanha Novembro Azul em Sousa

A Secretaria de Saúde iniciou nesta segunda – feira (17) o “Dia D” de mobilização da Campanha Novembro Azul, no Calçadão que tem como objetivo a prevenção do câncer de próstata. Durante toda a manhã uma equipe da saúde realizará atendimento médico e de enfermagem, verificação de pressão arterial, glicemia, avaliação antropométrica e nutricional, orientações sobre prevenção e encaminhamento ao exame de PSA. 

Durante todo o mês, homens com 45 anos ou mais poderão solicitar nas unidades municipais de saúde o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico), e efetuar a coleta de sangue.

Próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que produz e armazena parte do fluido seminal. O câncer de próstata é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos.

Os fatores de risco incluem idade avançada, histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e certos hábitos alimentares (dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas), sedentarismo e excesso de peso. O câncer pode ser diagnosticado por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA).

Como surgiu
O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada para chamar atenção sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.

O movimento surgiu na Austrália em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro. Ao longo do mês, alguns pontos da cidade serão iluminados com a cor azul, como as palmeiras da Avenida Ana Costa, no trecho entre a orla e a Rua Azevedo Sodré, no Gonzaga.

Decom

Tags:
Recomendado pelo Google: