header top bar

section content

Samu Regional de Sousa completa nove anos de atendimento a mais de 26 municípios no Sertão

Através do número 192, o Samu oferece um serviço de urgência apropriado, com uma equipe de profissionais capacitados. Confira!

Por

03/11/2014 às 09h52

O Serviço de Atendimento Móvel e Urgência (Samu) Regional de Sousa, completou nove anos no último dia 31 de outubro. O Samu é responsável pelo componente Regulação dos Atendimentos de Urgência, pelo Atendimento Móvel de Urgência da Região e pelas transferências de pacientes graves da região.

O órgão foi implantado em 31 de outubro de 2005, durante a gestão municipal de Salomão Gadelha (in memorian) e André Gadelha (atual prefeito do município de Sousa), com Base Central na cidade de Sousa, o primeiro no Sertão da Paraíba e o terceiro no Estado. 

 

O Samu de Sousa atende atualmente a 26 municípios e presta assistência de atendimento pré-hospitalar a 300.000 habitantes. O serviço de saúde prestado por esse órgão melhorou significantemente o nível da saúde nessa região do sertão paraibano, pois os profissionais que o compõem (condutores socorristas, enfermeiros e técnicos de enfermagem, médicos reguladores e intervencionistas, telefonistas (TARMS) e radio-operadores (RO), recebem capacitação especializada para esse fim.

 

De acordo com o médico e coordenador geral do Samu, José Augusto Braga Rolim, são feitos mais de 2,5 mil atendimentos mensais em Sousa e toda região. “O Samu é uma instituição que atende casos de urgência, é um trabalho contínuo, nunca deixaremos de atender a população”, destacou 

Trote
A direção do Samu informa que todas as chamadas ao número 192 são registradas em sistema, ou seja, facilitando o reconhecimento de quem solicita o serviço, e também na identificação dos trotes. No entanto, além dos trotes dificultarem o trabalho do SAMU, impede que um paciente em urgência seja atendido, pondo em risco a vida de terceiros. Por isso, a direção pede conscientização daqueles que utilizam o serviço de atendimento de forma criminosa e inadequada.   

O Samu oferece um serviço de urgência apropriado, com uma equipe de profissionais capacitados. Através do número 192 no caso de necessidade e urgência, a equipe do SAMU prestará o auxílio imediato, possibilitando maiores oportunidades de reabilitação e recuperação da saúde.

Veja vídeo!

?DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: