header top bar

section content

Jornalista cajazeirense recebe título de Cidadã Pessoense; Homenagem foi aprovada por unanimidade

Comunicóloga, mestre em jornalismo, é cajazeirense e há muitos anos atua na capital. Confira aqui!

Por

29/10/2014 às 15h30

A jornalista Edileide Vilaça, filha de Cajazeiras, vai receber um título de cidadã pessoense. O título foi aprovado por unanimidade nesta quarta-feira (29) durante sessão na Câmara Municipal de João Pessoa.

A propositura foi do vereador Eduardo Fuba. Através da rede social Facebook, Edileide agradeceu ao amigo Fuba e aos demais vereadores que aprovaram o título de forma unânime.

“Passou um filme rápido em minha cabeça, de quando aqui cheguei ainda adolescente como estudante de comunicação. De lá pra cá já se passaram 24 anos, mais tempo do que vivi em Cajazeiras. E se eu já tinha o sentimento de pertencimento por este lugar que tanto me acolheu, agora então….”, relatou a jornalista agradecida pela honraria.

Comunicóloga com mestrado em jornalismo formada pela UFPB, Edileide Vilaça é cajazeirense e há muitos anos atua na capital João Pessoa em rádio e TV. Atualmente, Edileide está a frente de um programa na CBN no horário de 08:00 às 11:00 da manhã.

História

Com o nome profissional Edileide Vilaça (sobrenome que usa profissionalmente em memória da sua bisavó materna), atua na área do jornalismo e cultura na capital paraibana há mais de vinte anos. Natural da terra da cultura e que ensinou a Paraíba a ler Cajazeiras. E é de lá, de sua terra natal onde já desenvolveu a paixão pela cultura e pela comunicação, especialmente o rádio. Ainda adolescente quando lá morava teve suas primeiras atuações no rádio na Patamuté FM (a primeira FM da Paraíba). Desde Cajazeiras já ocupava os palcos para apresentar eventos culturais, bem como fez parte da organização e produção de algumas edições dos tradicionais Festivais da Canção de Cajazeiras.

Chegou em João Pessoa em 1990 para estudar Comunicação Social na UFPB.

Não demorou muito para começar atuar na área começando pelo Departamento de Cultura do Sesc com a prática do jornalismo cultural e produção de eventos.  Daí pra frente atuou em vários veículos de comunicação da Paraíba: TV Tambaú, Rádio e TV Correio, Rádio e TV Arapuan, TV Cidade João Pessoa, Rádio Tabajara FM, exercendo diversas funções, como por exemplo: repórter, apresentadora/entrevistadora, produtora executiva, editora de imagens, editora-chefe. Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e Estação Ciência Cultura e Artes.

Jornalista, Radialista, Relações Públicas, Produtora Cultural. Mestre em Jornalismo pelo do Programa de Pós-Graduação Jornalismo / UFPB. Graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba(UFPB). Pós-Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa (Linguística/UFPB). Atualmente exerce a função de Apresentadora/Entrevistadora de programa jornalístico da CBN João Pessoa(101.7 FM); repórter correspondente para TV Justiça de Brasília; faz parte da equipe da Ativaweb(TV pela internet). Foi premiada, em primeiro lugar, na categoria Radiojornalismo, no concurso Nacional “Prêmio BNB de Jornalismo”, finalista do “Prêmio Ayston Senna de Jornalismo”. Ainda foi vencedora do Prêmio “AETC-JP de jornalismo” por três vezes. Prêmio: “Mulheres fazendo História, patrimônio da Cidade 2009”.

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
ASSISTA!

Imagens de câmeras de segurança mostram assalto a comerciante em frente a banco na cidade de Patos

LAMENTÁVEL

Por causa de dívida de drogas do filho, Sertaneja é morta a tiros dentro de casa no Distrito Federal

VÍDEO

Músico dá show no Acústico Diário e anuncia novo CD de trabalho; ele contou sobre o início da carreira

57 ANOS

VÍDEO: Prefeito prepara obras para serem entregues no dia da cidade em Santa Helena e convida população