header top bar

section content

Eita: Prefeito e vice de Triunfo têm mandatos cassados por “caixa 2” na última campanha

Os candidatos cassados deverão recorrer ao TRE, para tentarem se manter nos cargos até o julgamento em segundo grau da decisão.

Por

09/05/2014 às 17h01

Prefeito e vice de Triunfo são cassados

O juiz da 37ª zona eleitoral, com sede em São João do Rio do Peixe, José Irlando Sobreira Machado, cassou nesta sexta-feira (09) o mandato eletivo do prefeito de Triunfo, Damísio Mangueira (PMDB) e seu vice José Alberto Cartaxo (Dr. Beto Feitosa – PSDB).

A cassação aconteceu com o julgamento de uma AIME (Ação de Impugnação de Mandato Eletivo), ajuizada pela candidata derrotada no pleito de 2012, Francisca Francilene (Tilene), pelo Partido da República e pela Coligação Triunfo da Mudança.

Segundo informações, o magistrado teria reconhecido caixa dois na campanha eleitoral e uso de bens e serviços públicos em favor de uma candidatura em detrimento da outra.
O juiz determinou que seja realizada nova eleição, em virtude do percentual de votos obtidos pelos candidatos eleitos, ou seja, 58,58% dos votos válidos, portanto mais de 50% (cinquenta por cento) do total de votos.

Com a decisão, o presidente do Poder Legislativo Municipal, Alberto Cândido (PPS) deverá assumir interinamente o comando do Poder executivo Triunfense, até que o TRE convoque novas eleições.

O Juiz José Irlando Sobreira excluiu da ação o ex-prefeito Itamar Mangueira, além de ter determinado que fosse encaminhado cópia dos autos ao Ministério Público Eleitoral, para apuração da prática de corrupção eleitoral por parte dos candidatos cassados, o que poderá gerar a inelegibilidade de Damísio Mangueira e Beto Feitosa.

Os candidatos cassados deverão recorrer ao TRE, para tentarem se manter nos cargos até o julgamento em segundo grau da decisão.

DIÁRIO DO SERTÃO com Blog do Adjamilton Pereira

Tags:
Recomendado pelo Google: