header top bar

section content

Sousa poderá receber água do açúde de Engenheiro Ávidos para amenizar a seca

A estimativa é que a água esteja disponível para a região de Sousa até a primeira quinzena de outubro

Por

19/09/2013 às 08h02

A cidade de Sousa poderá receber nas próximas semanas 6 milhões de metros cúbicos de água do Açude de Engenheiro Ávidos, após atuação decisiva em Brasília do Prefeito da cidade André Gadelha, em parceria com o deputado federal Leonardo Gadelha (PSC-PB)que lutam juntos para aplacar os efeitos da seca na região.

Eles se reuniram nesta quarta-feira (18), na sede da Agência Nacional de Águas (ANA), na capital do País, com o diretor-presidente da entidade, Vicente Andreu, o chefe de Gabinete, Horácio Figueiredo, e com o assessor parlamentar, Fredejan Pedrosa.

Logo após a reunião, Leonardo se mostrou confiante: “Certamente conseguimos sensibilizar a cúpula da ANA quanto à situação caótica da região de Sousa, que sofre com a falta de água para consumo humano e para a produção agrícola”, declarou o vice-líder do PSC na Câmara.

No encontro, André e Leonardo Gadelha alertaram para o fato de que a produção agrícola de Sousa é uma das mais importantes do estado, e que a falta de água neste momento poderá gerar prejuízos pelos próximos oito anos, que é o período entre o plantio e a primeira safra de coco.

Andreu, da ANA, se comprometeu a dar uma resposta definitiva até o dia 30 de setembro, tempo que levará para consultar o Governo da Paraíba e a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (AESA-PB).Assim que for comunicado o posicionamento da ANA, o processo para liberar a água para o Perímetro Irrigado de São Gonçalo deverá levar alguns dias. 

Dessa forma, a estimativa é que a água esteja disponível para a região de Sousa até a primeira quinzena de outubro.

DIÁRIO DO SERTÃO com Decom

Tags:
Recomendado pelo Google: