header top bar

section content

Hugo Motta revela importância de Vital na conquista do Canal do Frango

O projeto prevê, ainda, o aumento da capacidade de armazenamento do Açude Santa Clara

Por

27/08/2013 às 15h47

A manhã de ontem (26), marcou a trajetória do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) quando o mesmo teve mais um compromisso de sua campanha em 2010 para o Senado, entregue a população. Trata-se do Canal do Frango que teve sua decisiva participação junto ao deputado federal Hugo Motta (PMDB-PB) na liberação dos recursos que possibilitaram a entrega da obra de macrodrenagem urbana orçada em R$ 27,4 milhões e que beneficiará 5.445 famílias.

Para o ex-prefeito de Patos Nabor Wanderley foi graças ao senador Vital do Rêgo e o deputado federal Hugo Motta foi conseguido a concretização deste sonho dos moradores de Patos, que terão resolvidos os problemas de drenagem que tantas mazelas traziam para a população que residem nessas localidades da bacia do Riacho do Frango. “Temos que ressaltar o empenho e o trabalho do @senadorvital e do Deputado @HugoMottaPB na liberação dos recursos em Brasília.”

A obra de macrodrenagem urbana da bacia do Canal do Frango beneficia 5.445 famílias. A construção contempla os bairros do Morro, Liberdade, Jardim Queiroz, Novo Horizonte, Belo Horizonte, Santa Clara, José Mariz, Noé Trajano e Jardim Europa até desaguar no Rio Espinharas.

Segundo Vital, além de controlar as cheias, evitar inundações e minimizar riscos e prejuízos em áreas de extensão significativa, a obra que foi construída em concreto armado, contempla a construção de pontilhões, pavimentação, calçadas laterais, iluminação e arborização.

O projeto prevê, ainda, o aumento da capacidade de armazenamento do Açude Santa Clara, passando de 94.000 m³ para 164.000 m³. O cálculo realizado para execução da obra levou em consideração as cheias para um período de 100 anos, que permite uma capacidade para de armazenamento de aproximadamente 70.000 m³. Esta estrutura já está integrada ao Canal do Frango.

“Foi um compromisso assumido por nós, de lutar para que esses canais fossem construídos. Em breve as obras terão inicio e, assim como foi com o Canal do Frango, esses dois canais trarão mais qualidade de vida para a população. Estamos todos de parabéns. O senador Vitalzinho, o ex-prefeito de Patos, Nabor Wanderley, a Prefeita Francisca Motta e, acima de tudo, o povo de Patos, que sonhou com a obra e sempre cobrou para que ela acontecesse", disse Hugo Motta.

Já a prefeita de Patos, Francisca Motta, destacou a agilidade na conclusão da obra. “Foi uma obra que seguiu um cronograma de maneira ágil. Tivemos um projeto excelente e uma preocupação do ex-prefeito Nabor Wanderley em investir em qualidade, o apoio do Senador Vitalzinho, o apoio e a garra do Deputado Hugo Motta, uma presidente disposta, Dilma Rousseff, para que realizássemos esse grande sonho da população. A maior obra Patos recebeu e agora, em aproximadamente sessenta dias, vamos iniciar os dois outros canais”, relatou.

Canais em Patos – De acordo com Vital, os canais Noé Trajano e Novo Horizonte são complementares ao Canal do Frango, obra de macro drenagem executada em Patos, dentro do Plano de Aceleração do Crescimento – PAC, graças a emendas parlamentares e ações efetivas do Senador Vital e do Deputado Hugo Motta.

O senador lembrou que uma grande enchente ocorrida em 2009 fez com que cobrasse, ainda enquanto deputado federal, a urgência na construção do Canal do Frango, para que a tragédia que várias famílias enfrentaram não voltasse a acontecer. “Patos sempre teve a minha atenção e por isso é também minha obrigação estar, junto com o deputado Hugo Motta e com a prefeita Francisca Motta, cobrando a construção dos canais do Noé Trajano e Novo Horizonte”.

Assessoria

Tags:
Recomendado pelo Google: