header top bar

section content

Paraíba recebe mais de 18 mil cápsulas do medicamento Tamiflu

O medicamento já está disponível na Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF)

Por

29/05/2013 às 17h22

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu do Ministério da Saúde 18.280 unidades do antiviral Tamiflu para ser distribuído por todo Estado, sendo 2.400 cápsulas de 30mg, 980 de 45mg e 14.900 de 75mg. O medicamento já está disponível na Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) e os municípios devem solicitar às Gerências Regionais de Saúde, que por sua vez encaminham o pedido para a CAF.

De acordo com a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares, o Governo do Estado vem trabalhando para facilitar o acesso ao medicamento. “O Governo do Estado, em parceria com o Ministério da Saúde, vem trabalhando para facilitar o acesso ao Tamiflu para os pacientes que apresentem os sintomas de gripe. Todos que precisarem terão acesso ao antiviral, mas é importante lembrar que é necessária a prescrição médica. O medicamento ficará disponível nas Unidades Hospitalares e na Atenção Básica”, disse.

A prescrição e o acesso rápido ao Tamiflu é uma das principais recomendações do Protocolo de Tratamento de Influenza 2013, manual que orienta e atualiza a conduta dos profissionais de saúde no manejo da doença. Para atingir sua eficácia máxima, o medicamento deve ser tomado nas primeiras 48 horas após o início da doença, na forma grave. Entretanto, mesmo ultrapassado esse período, o Ministério da Saúde indica a prescrição do antiviral.

Todas as pessoas integrantes dos grupos que tenham condição ou fator de risco e que apresentem sintomas de Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), como crianças menores de dois anos, gestantes, puérperas, indígenas, idosos, obesos e doentes crônicos, devem tomar o medicamento, mesmo que não ocorra o agravamento da doença.

A SES recomenda que a população procure o serviço de saúde mais próximo sempre que tiver quadro de febre, tosse, dor de garganta e pelo menos um dos seguintes sintomas: dores nas articulações, dores musculares ou dor de cabeça. Vale ressaltar as recomendações para que o vírus não seja contraído: lavar a mão várias vezes ao dia; cobrir a boca com um lenço ou a mão quando for tossir, buscar sempre ambientes arejados, evitar ir trabalhar quando estiver com sintomas da gripe para não transmitir a doença.

DIÁRIO DO SERTÃO com Secom

Tags:
Recomendado pelo Google: