header top bar

section content

Semana de Luta contra Manicômios é encerrada com caminhada na cidade de Cajazeiras. Vídeo!

O objetivo é sensibilizar a sociedade sobre a importância de tratar a saúde mental sem excluir o cidadão do convívio social, a favor da Reforma Psiquiatra

Por

20/05/2013 às 14h17

A Semana de Luta Antimanicomial, que aconteceu do dia 13 a 18 de Maio foi encerrada na última sexta-feira (17) com uma manifestação pelas ruas de Cajazeiras.

De acordo com a coordenadora de Saúde Mental de Cajazeiras, Norma Maria, houve uma participação muito positiva dos quatro serviços de saúde mental em Cajazeiras, durante a Semana. Segundo ela, a comunidade passou a se interessar mais pelo assunto e os usuários saíram as ruas com panfletos que diziam: “Loucura não se prende”.

A Semana de Luta Antimanicomial foi realizada pela Secretaria de Saúde de Cajazeiras por meio da Coordenação de Saúde Mental através do CAPS INFANTIL, CAPS II, CAPS AD e RESIDÊNCIA TERAPÊUTICA.

A Lei n. 10.216, da Reforma Psiquiátrica, promulgada em abril de 2001, dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental, a rede substitutiva tem avançado na proposta de extinção dos manicômios, que em vez de fazer tratamento humanizado, prende e exclui os usuários da vida em sociedade.

A Semana da Luta Antimanicomial tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância de tratar a saúde mental sem excluir o cidadão do convívio social, a favor da Reforma Psiquiatra investindo assim em um novo modelo de tratamento aos transtornos mentais.

Ao final do evento, Norma Maria agradeceu a todos que participaram da caminhada, que ela considerou um ato de resgate a cidadania.

Veja mais fotos na galeria. Clique e aumente o tamanho.

Veja Vídeo!

Veja também: Secretaria de Saúde de Cajazeiras realiza a Primeira Semana de Luta Contra Manicômios. Entenda!

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:

Recomendado para você pelo google

ALUNOS DÃO SHOW

VÍDEO: 3º dia da Mostra de Conhecimentos destaca a natureza, tecnologias, leitura, teatro e matemática

DIRETO AO PONTO

VÍDEO: advogado sousense fala sobre a redução da maioridade penal. Você é contra ou a favor?

VÍDEO

Dra Paula fala sobre dificuldades na gestão do seu esposo em Cajazeiras e diz ser contra demissões

GOVERNO NO FOCO

VÍDEO: Professor comenta os impactos do fim do DPVAT, golpe na Bolívia e invasão à embaixada venezuelana