header top bar

section content

Cidade do Sertão registra 132 milímetros de chuvas; já são 20 açudes da Paraíba que estão sangrando

Outros 11 mananciais do Estado paraibano estão com mais de 80% do seu volume e também podem transbordar até o final do mês de março.

Por

02/03/2011 às 15h58

Mais nove açudes da Paraíba sangraram (agora são 20), devido às fortes chuvas ocorridas neste início de semana. Outros 11 mananciais estão com mais de 80% do seu volume e também podem transbordar até o final do mês.

De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA) a previsão é de mais chuvas em março. O nível do rio do Peixe subiu rapidamente na madrugada de ontem e as águas inundaram o bairro de Várzea da Cruz, no município de Sousa. O período chuvoso aumenta o risco de rompimento de barragens pequenas, que segundo a Secretaria de Recursos Hídricos da Paraíba (Semarh) contabilizam mais de 10 mil no Estado.

Nessa segunda-feira (1º), a AESA confirmou 11 açudes sangrando, nos municípios de Araçagi (Açude Araçagi), Caraubas (Campos), Video (Conceição), Igaracy (Cochos), Juru (Glória), Prata (Prata II), Sousa (São Gonçalo), São José da Lagoa Tapada (Jenipapeiro), São José de Piranhas (São José I) e Tavares (Tavares II).

De acordo com a meteorologista da AESA, Carmem Becker, o volume esperado é de 200 a 250 milímetros em março.

Na madrugada dessa terça, o município de Aparecida registrou o maior volume de chuvas da Paraíba: 132,1 milímetros.

A tarde de ontem foi de chuva forte em várias regiões do Estado. Alto Sertão as precipitações foram intensas e em pouco tempo, algumas cidades tiveram as ruas alagadas, congestionamentos se formaram, muros e árvores caíram e casas foram inundadas.

Em São João do Rio do Peixe, Alto Sertão, a chuva começou por volta das 15h30, e em menos de duas horas, várias ruas foram tomadas pela água. Informações não oficiais dão conta que a precipitação foi de quase 100 milímetros. Nos bairros Estação e Santa Madalena a água alagou casas e provocou medo entre os moradores.

A Defesa Civil do município foi acionada e teve que remover algumas famílias que estavam em área de risco. As cidades de Sousa e Cajazeiras também registraram chuvas intensas.

DIÁRIO DO SERTÃO com informações do Jornal Correio
 

Tags:
Recomendado pelo Google: