header top bar

Reudesman Lopes

section content

A caixa preta do futebol foi aberta

03/06/2015 às 19h41

Amigos, desde a semana que passou, o mundo da bola está em plena ebulição. O futebol, se coloca como mais um espaço a ser explorado pelos corruptos, isso, de conformidade com as declarações de autoridades suíças e norte americanas que de forma surpresa estão abrindo a caixa preta do futebol. Antes intocável na visão dos poderosos deste esporte, pois, em alto e bom som bradavam a independência deste, pensavam os senhores do poder, estarem livres para fazer e mandar aqui e acolá. O cordão que separava o futebol e lhe dava, segundo os seus altos dirigentes, o direito fazer o que bem entendiam, rompeu e, graças as investigações ainda em curso, estamos vendo, de forma oficial, o quanto a bola está murchando para a entidade mor do futebol, a FIFA. 

As prisões de componentes membros da entidade, vem a nos confirmar o que já estava escancarado aos olhos dos mais sensatos estudiosos do futebol, o alto grau de envolvimento de alguns dirigentes em contratos e propinas. E, terça feira 02, foi a vez de Blatter, reeleito para mais um mandato de presidente na FIFA renunciar, esse ato demonstra o tamanho do problema que o futebol terá que resolver na tentativa de uma volta à credibilidade dos seus comandantes. 

Na verdade, segundo os noticiários mundo afora, estamos aos 5 minutos do primeiro tempo em termos de expectativa do que vira até os 90 minutos finais, ou seja, tem muito jogo a ser jogado e não se sabe o tamanho do buraco em que o futebol está envolto no mundo da corrupção.  Em que pese os escândalos que apareceram e que deverão aparecer mais à frente, vejo que esse é um momento importante, histórico até para o futebol e, esperamos que ele possa crescer diante de tamanhas dificuldades. Quem bom seria se passássemos isso muito bem a limpo e o futebol tivesse um retorno em novas metodologias de ações e projetos para aumentar mais ainda a sua capacidade de envolvimento com a população de apaixonados torcedores. 

Precisamos repensar o poder do futebol, a perpetuação em cargos de ligas, federações, confederações e FIFA, isso macula a credibilidade do esporte e o torna vulnerável aos corruptos e corruptores. Chega, o futebol precisa ser um jogo limpo, essa é a hora de afastar do mundo da bola aqueles que veem o esporte como forma de poder e de enriquecimento pessoal e familiar. 

Um 10
Renato Cajá vem se tornando neste inicio do campeonato brasileiro da Série A um dos grandes nomes desta competição e com isso já se inicia uma avassaladora fila de clubes interessados em ter o craque ainda nesta temporada. Na verdade, os gols feitos por Renato Cajá ganham cada vez as redes de TV e os jornais mundo afora. O certo é que ele nasceu para jogar na Ponte Preta, na macaca ele torna-se símbolo do time e do futebol bem jogado. Sem ter mais no mercado brasileiro o verdadeiro camisa 10, aquele que pensa, que cadencia, que dita o jogo do seu time, Renato Cajá está fazendo tudo isso com a elegância e a maestria do seu futebol.

Sonho?
O Secretário de Esportes da Prefeitura Municipal de Cajazeiras está esboçando um antigo sonho de todos os cajazeirenses e cajazeirados que é a volta da Semana Universitária, mas, nos esportes. O projeto já foi iniciado e brevemente esta pasta lançará convites para os centros e ou diretórios acadêmicos da UFCG – CFP, FAFIC, Santa Maria e São Francisco. Esforço é o que não faltará da parte de Everaldo, esperamos contar com o apoio dos gestores destes estabelecimentos de ensino e assim revivermos os grandes jogos universitários da terra do Padre Rolim.

BOLA DENTRO
Para os sobrinhos Raony e Ryan que terça feira dia 2 fizeram aniversário. Para ambos, os nossos parabéns e que Deus os cubra de infinitas graças e bênçãos. Meninos bons em tudo, eles merecem a NOTA 10!

BOLA FORA
Para a corrupção que agora entrou em campo de forma oficial por parte de integrantes da FIFA. O escândalo está apenas aquecendo, vem muita coisa feia e vergonhosa por ai, pelo menos é o que se comenta mundo afora. Assim, vai a NOTA 0!

Reudesman Lopes

Reudesman Lopes

Professor da UFCG de Educação Física, Comentarista Esportivo da Rádio Alto Piranhas e Colunista Esportivo do Jornal Gazeta do Alto Piranhas

Contato: reudesman@bol.com.br

“Boca Quente” fala sobre Nilvan, Josival, Gutemberg e narra fato que mais lhe chamou atenção na área policial

PROGRAMA XEQUE-MATE

VÍDEO: Padre e missionários falam sobre recuperação de dependentes químicos na região de Cajazeiras

DIÁRIO ESPORTIVO

Ao lado de grandes nomes da imprensa, Diário Esportivo debate as rodadas da Série C e D do Paraibano

PARTIU PARA O ATAQUE

VÍDEO: Júnior Araújo diz que José Aldemir vai perseguir servidores que não apoiarem campanha de Paula

Reudesman Lopes

Reudesman Lopes

Professor da UFCG de Educação Física, Comentarista Esportivo da Rádio Alto Piranhas e Colunista Esportivo do Jornal Gazeta do Alto Piranhas

Contato: reudesman@bol.com.br