header top bar

Damião Fernandes

section content

A Diocese de Cajazeiras e o Ano da Caridade

10/11/2012 às 01h14

“O amor de Deus por nós é questão fundamental para a vida e coloca questões decisivas sobre quem é Deus e quem somos nós. A tal propósito, o primeiro obstáculo que encontramos é um problema de linguagem. O termo « amor » tornou-se hoje uma das palavras mais usadas e mesmo abusadas, à qual associamos significados completamente diferentes. Embora o tema desta Encíclica se concentre sobre a questão da compreensão e da prática do amor na Sagrada Escritura e na Tradição da Igreja, não podemos prescindir pura e simplesmente do significado que esta palavra tem nas várias culturas e na linguagem atual.” [Encíclica Deus Carita est, Bento XVI]

A Diocese de Cajazeiras rumo á celebração do seu centenário que se fará em 2014-2015, propôem desde o ano de 2011 um tríplice múnus teológico-pastoral para a reflexão, formação e vivência de toda a Igreja Diocesana em vista de uma adequada e frutuosa celebração dos mistérios de Cristo e das festividades de sua fundação.

No ano de 2011 a Diocese estabeleceu como prioridade a Palavra de Deus. Como um canto a várias vozes, enquanto Deus a pronuncia de muitas formas e de diversos modos (cf. Heb 1, 1), numa longa história e com uma diversidade de anunciadores, mas onde aparece uma hierarquia de significados e funções.

Essa Palavra que tem como pátria a Trindade, donde provém, por quem é sustentada e a quem regressa, testemunho permanente do amor do Pai, da obra de salvação do Filho Jesus Cristo e da ação fecunda do Espírito Santo. À luz da Revelação, a Palavra é o Verbo eterno de Deus, a segunda pessoa da Santíssima Trindade, o Filho do Pai, fundamento da comunicação intra-trinitária e ad extra: «No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus. No princípio, Ele estava com Deus. Tudo se fez por meio d’Ele e sem Ele nada foi feito» (Jo 1, 1-3; cf. Col 1, 16)

Neste ano de 2012, a Igreja Diocesana estabeleceu como caminho pastoral a reflexão, celebração e a vivência dos mistérios litúrgicos. O ministério da Liturgia tendo como um dos grandes destaques a iniciação cristã e revivendo os 50 anos da Sacrosanctum Concilium, a Constituição do Concílio Vaticano II sobre a sagrada liturgia, que colocou os alicerces da grande reforma litúrgica empreendida na Igreja, por iniciativa do Papa João XXIII, sob a inteligência e o espírito pastoral do Papa Paulo VI.

“Na Sacrosanctum concilium, a Sagrada Escritura foi assumida como norma e juízo para compreender a Liturgia e para reformar a sua práxis." Para promover a reforma, o progresso e a adaptação da Sagrada Liturgia é necessário, por conseguinte, desenvolver aquele amor suave e vivo da Sagrada Escritura" (Sacrosanctum concilium, 24). Portanto, existe um vínculo íntimo entre o aprofundamento da Sagrada Escritura e a reforma litúrgica. Já os antigos textos mistagógicos dão testemunho de que o conhecimento da Liturgia não é senão o conhecimento da Escritura. A relação entre Sagrada Escritura e Liturgia foi claramente expresso pela referida Constituição conciliar:  "As ações e os sinais litúrgicos haurem o seu sentido da Sagrada Escritura" [D. Piero MARINI, 40º aniversario da promulgação da “Sacrosanctum Concilium] 

E para o ano de 2013 o caminho a ser trilhado, a meta a ser perseguida por todas as expressões eclesiais da Igreja Diocesana será a meta e o caminho da Caridade. Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele. Estas Palavras de João expressam com singular clareza o centro da fé Cristã: A imagem cristã de Deus e a consequente imagem do Homem e o seu caminho. Na Diocese de Cajazeiras o ano de 2013 será o Ano da Caridade, do Amor em todas as suas dimensões. 

Toda a igreja Diocesana mergulhada no insondável mistério do Amor incondicional de Deus por nós. Amor que nos lança em direção do Outro. Daquele que o Senhor constituiu nosso “Irmão” mais próximo, a vivencia do amor como dimensão social. O amor de Deus que nos constitui cuidadores uns dos outros.  

O ano de 2013 será um tempo oportuno de nos debruçarmos sobre uma leitura contemplativa da Encíclica “Deus Caritas Est” do Papa Bento XVI; Momento de fecundo de aprofundar o estudo sobre a Doutrina Social da Igreja e partir desse estudo promover, incentivar e fortalecer ainda mais os gestos Caritativos realizados pelos movimentos, associações, paroquias e grupos de nossa Diocese.  O ano de 2013 será o coroamento celebrativo do triênio teológico-Pastoral: o Cristo-Palavra Meditado – o Cristo-Mistério Celebrado (Liturgia) e o Cristo-Caridade Praticado.  

Damião Fernandes

Damião Fernandes

Damião Fernandes. Poeta. Escritor e Professor Universitário. Graduado em Filosofia. Pós Graduado em Filosofia da Educação. Mestre e Doutorando em Educação pela (UFPB). Autor do livro: COISAS COMUNS: o sagrado que abriga dentro. (Penalux, 2014).

Contato: [email protected]

Damião Fernandes

Damião Fernandes

Damião Fernandes. Poeta. Escritor e Professor Universitário. Graduado em Filosofia. Pós Graduado em Filosofia da Educação. Mestre e Doutorando em Educação pela (UFPB). Autor do livro: COISAS COMUNS: o sagrado que abriga dentro. (Penalux, 2014).

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: