header top bar

José Antonio

section content

A geopolítica do Alto Piranhas – I

23/01/2014 às 20h37

A Região do Alto Piranhas nas eleições de 2010 tinha 128.646 eleitores credenciados para votar e escolher entre José Maranhão e Ricardo Coutinho quem seria o governador da Paraíba.

Apurados os votos, no Primeiro Turno, José Maranhão teve 40.976 votos e Ricardo Coutinho 40.328 votos, com uma maioria de 648 votos pro José Maranhão.

José Maranhão ganhou em dez cidades: Joca Claudino, Carrapateira, Bonito de Santa Fé, São João do Rio do Peixe, Bernardino Batista, Poço Dantas, Poço de José de Moura, Triunfo, Santa Helena e Bom Jesus.

Ricardo Coutinho venceu em apenas cinco cidades: Cajazeiras, Monte Horebe, Uiraúna, Cachoeira dos Índios e São José de Piranhas.

Voltando às urnas, no segundo turno, Ricardo Coutinho obteve 48.746 votos e José Maranhão 40.119 e a maioria pro Ricardo foi de 8.624 votos.

Neste turno os números foram invertidos: Ricardo ganhou em onze cidades: Cajazeiras, Cachoeira dos Índios, Carrapateira, Bom Jesus, Monte Horebe, Poço Dantas, Santa Helena, São José de Piranhas, São João do Rio do Peixe, Triunfo e Uiraúna.

Enquanto José Maranhão foi vitorioso em apenas quatro: Bernardino Batista, Bonito de Santa Fé, Poço de José de Moura e Joca Claudino. 

Passados três anos e dois meses qual o atual quadro político partidário na Região do Alto Piranhas? Com dados ainda do mês de outubro de 2012, quando foram realizadas as eleições para eleger os prefeitos e vereadores, fornecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral, houve uma diminuição no percentual de eleitores destes 15 municípios, diante do aumento na Paraíba:  em 2010, o eleitorado da Região representava 4,705% e em 2012 – 4,690%, muito embora tenha havido um aumento no número de eleitores: em 2010 eram 128.646 e em 2012 – 134.424, portanto ocorreu uma diminuição de 0.015%, diante do crescimento do eleitorado da Paraíba.

As noticias publicadas pela imprensa da Região nos dão uma versão, não oficial, como se encontra o quadro político partidário, caso se apresentem apenas dois candidatos mais fortes, no caso Ricardo Coutinho e Veneziano do Rego.

Em Cajazeiras: na eleição de 2010, a prefeitura era administrada por um prefeito aliado do governador José Maranhão e mesmo assim os números foram favoráveis a Ricardo Coutinho tanto no primeiro quanto no segundo turno. Na eleição deste ano a atual prefeita é aliada do governo do estado, que vem implantando no município um verdadeiro canteiro de obras, além do que “puxou” das oposições um dos seus nomes mais fortes: Jeová Campos. A tendência é que seja ampliada a maioria, sob a liderança da prefeita Denise e de seu esposo Carlos Antonio.

Cachoeira dos Índios: em 2010 Ricardo ganhou no primeiro e segundo turnos e em 2014 o atual prefeito, Bodinho, é aliado do governo e as oposições representadas por Guia da Farmácia, quase nada poderá fazer para mudar esta posição que favorece Ricardo e a tendência é que a maioria seja ampliada.

Bernardino Batista sempre foi um município que o prefeito tem “um domínio” absoluto sobre o eleitorado, em 2010, no primeiro turno Zé Maranhão tirou 1.068 votos, enquanto Ricardo tirou apenas 235 votos. O atual prefeito deve votar este ano em Ricardo Coutinho, com uma expectativa de que esta diferença seja maior ainda em função da estrada asfaltada que o governo do estado está construindo e tudo leva a crer que até as oposições em função desta obra acompanhem o voto da maioria.

Em Bonito de Santa Fé, Zé Maranhão ganhou no primeiro e segundo turnos em 2010, sob o comando da prefeita Alderi Caju, mesmo sob intensa luta de Sabino Dias que foi prefeito por diversas vezes, não conseguiu reverter este quadro sempre favorável ao PMDB. A perspectiva é que esta hegemonia peemedebista perdure para as eleições de 2014.

Em Joca Claudino, outro reduto peemedebista, a prefeita Lucrécia votou em Zé Maranhão nos dois turnos em 2010 e a sua posição política poderá mudar, mas dependeria de dois fatores: a construção da estrada, com três quilômetros de asfalto, que liga a BR 437 a cidade e o rumo que Wilson Santiago pode tomar e se Wilson for pra o time de Ricardo, Lucrécia poderá segui-lo  mesmo sem a construção da estrada.

Em Poço de José de Moura, a atual gestora, Aurileide Moura, em 2010, votou em Zé Maranhão e ele saiu vitorioso nos dois turnos, muito embora no segundo a maioria tenha sido por apenas dois votos. Ricardo eleito uma das primeiras ações dele na Região foi pavimentar a estrada que dá acesso a cidade e no dia da inauguração, Aurileide fez uma festa paralela a do governo, matando 12 bois, o que representou para cada quilometro um boi e ao mesmo tempo em que a caravana de Ricardo entrava na cidade ela promoveu uma carreata em sentido contrário tendo como mote que o dinheiro da obra foi conseguido no governo de Zé Maranhão. Nos dias atuais Aurileide está afinada com Ricardo e em Poço de Zé Moura as oposições a Aurileide, representadas principalmente por Paulo Brás e Geraldo Wilson de Andrade, votam também em Ricardo, portanto a situação nos dias atuais pro Ricardo naquele município é a melhor possível.

Nada do que foi dito acima poderá acontecer se o quadro político partidário da Paraíba, a partir das convenções for diferente e se além de Ricardo e Veneziano surgir um terceiro candidato.

Voltaremos ao tema, com os outros nove municípios da Região, na próxima edição. 

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: