header top bar

José Antonio

section content

Alma cativa e coração em festa

17/05/2014 às 17h56

Hoje à noite estarei sendo o paraninfo das turmas concluintes das Licenciaturas de História, Geografia, Letras e Ciências e dos Cursos de Enfermagem e Pedagogia, do Centro de Formação de Professores, da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras.
Esta homenagem é igual às sementes da gratidão, plantadas em terreno fecundo, que germinam e desabrocham em belas flores, flores, que enfeitam e tornam minha alma e coração por tão gratificante honra. Uma homenagem que toca minha alma e coração e os torna cativos. 
Esta Escola, onde sou professor há trinta e cinco anos, todos os seus caminhos foram construídos rumo ao meu coração, que sempre palpitou intensamente em todos os momentos das suas grandiosas conquistas e de suas constantes lutas.

Será uma noite povoada de emoções e que vai permanecer entre as minhas mais gratas recordações, quando o tempo caminhar e se distanciar de nós.

Esta escola, onde plantei as minhas esperanças com o desejo de colher um pálio de estrelas que pudessem brilhar no lugar das trevas da ignorância, o conhecimento e o saber, será sempre o meu ancoradouro. 

Esta Escola onde fiz com minha profissão, um caminho de fé, vencendo distâncias e desprezando fadigas, rompendo obstáculos e vibrando em silêncio com as conquistas, será sempre a mais bela paisagem da minha vida.

Esta Escola onde pude dar um pouco de mim, com alegria, mas tive sensações de desesperança e tristeza, porque vi muitos que tinham a ânsia de aprender, mas choravam porque não tinham condições de nela permanecer, marcaram minha vida por não conseguir, nestes momentos a vitória. Era o sacrifício e o desalento de uma luta indômita. 

Já andei por muitos caminhos, mas foi nessa Escola que encontrei a melhor trilha da minha vida, muito embora entremeada de sacrifícios, mas sempre com um único destino: de buscar o melhor para os meus alunos.

Nos dias mais recuados e distantes da minha vida, foi nesta escola, onde sedimentei grandes e fortes amizades e dentre elas aprendi, porque um deles me ensinou a arte de governar, inclusive o de “ter a coisa pública como se fosse minha, sabendo que não pode ser”.

Hoje já tendo escalado a encosta dos anos, jamais se apagará de minha memória as muitas lições de vida que recebi dos jovens alunos desta Escola, que sempre representaram para mim a encarnação da própria esperança e o futuro de nossa Nação.

Já iniciei a descida dos “degraus do tempo”, mas para todos os jovens que colarão grau nesta noite, será o inicio de uma nova caminhada, a “subida dos degraus”, mas é preciso que saibam que todo homem/mulher, no decurso de toda a sua vida é, apenas a rua em que nasceu, a rua em que como criança sentia-se deslumbrada com o espetáculo da vida.

Nesta noite festiva, cheia de esperança, símbolo da primeira vitória, marca também o inicio de novas lutas, numa sociedade em permanente mudança e num mundo cheio de concorrências, muitas vezes desleais, mas, é preciso ter muita fé, coragem, obstinação e garra, diante das expectativas, mas tenho certeza e desejo que em suas profissões todos se tornem vitoriosos e com suas vidas povoadas de muitos sucessos.

A gratidão é a mais sublime das virtudes. Serei eternamente grato por esta homenagem que me presta o Centro de Formação de Professores, hoje dirigida pelo professor Aloysio Rodrigues, fato que torna minha alma cativa e meu coração em festa.  

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: