header top bar

section content

Breve manual para entender as mães

25/07/2016 às 20h05

Costumo dizer que toda mãe faz um curso preparatório para exercer seu ofício. Uma formação seríssima a qual perpassa aulas de drama, persistência e empatia. Segundo pesquisas, realizadas pelo Instituto Mimimi dos Filhos, as mães apresentam 5 atributos primordiais cujas condições as diferencias das outras espécies do planeta. Enquanto filho,leia a seguir:

1. Todas as progenitoras vão permanentemente estar certas. Elas nunca comentem erros, mas se por acaso você consegue demonstrar que elas falharam num detalhe, elas conseguem sobressair e o errado da história, nem preciso comentar. No máximo, elas podem pedir “indiretamente” desculpas, fazendo arroz de leite com carne assada para o jantar, por exemplo.

2. Todas as mães conhecem de cor as técnicas do teatro. Como se não bastasse, elas assistem frequentemente novelas mexicanas e sabem como ninguém provocar o ápice. Ouvirá certos clichês: “você vai ainda derramar lágrimas de sangue”, “quando amanhecer, não estarei mais aqui”, “ingratidão faz perder a afeição”. Entretanto, nada equivale a expressão homérica dita naquele momento que você decide ir para a festa: “coração de mãe não se engana”, resta apenas tirar os sapatos e dormir.

3. Todas as mães tiveram um passado sofrido. Quando, de repente, estiver a reclamar da vida, elas recordarão do quanto padeceram para conquistar um lugar mais digno. Trabalharam na roça, passaram fome, não tinham uma roupa para vestir e você se sentirá muito estúpido em murmurar sobre o que for.

4. Todas as mães lambem a cria. Cena meio comum, mas com leve margem de constrangimentos históricos. Esta coisa de “guccigucci” na frente de estranhos ou conhecidos distantes vai diminuir sua idade e nem com muita fanta você apagará isto.

5. Minha tentativa de manual fracassou. Esqueça tudo o que proferi até essas linhas. Impossível mensurar a poesia de uma árvore. Ela tem uma lógica própria para além de nascer, se reproduzir e morrer. As mães congregam a personificação do divino, a base dos seus atos é o amor. E o amor, indubitavelmente, não explica-se: de coração transbordando vive-se. A fugir das regras:

6. Todas as mães amam-se em seus filhos.

Abraão Vitoriano

Abraão Vitoriano

Formado em Letras e Pedagogia. Pós-graduado em Educação. Escritor. Poeta. Revisor de textos. Professor na Faculdade São Francisco da Paraíba e na Escola M. E. I. E. F Augusto Bernadino de Sousa.

Contato: abraaovitoriano@hotmail.com

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan

Abraão Vitoriano

Abraão Vitoriano

Formado em Letras e Pedagogia. Pós-graduado em Educação. Escritor. Poeta. Revisor de textos. Professor na Faculdade São Francisco da Paraíba e na Escola M. E. I. E. F Augusto Bernadino de Sousa.

Contato: abraaovitoriano@hotmail.com