header top bar

Abraão Vitoriano

section content

Breve manual para entender as mães

25/07/2016 às 20h05

Costumo dizer que toda mãe faz um curso preparatório para exercer seu ofício. Uma formação seríssima a qual perpassa aulas de drama, persistência e empatia. Segundo pesquisas, realizadas pelo Instituto Mimimi dos Filhos, as mães apresentam 5 atributos primordiais cujas condições as diferencias das outras espécies do planeta. Enquanto filho,leia a seguir:

1. Todas as progenitoras vão permanentemente estar certas. Elas nunca comentem erros, mas se por acaso você consegue demonstrar que elas falharam num detalhe, elas conseguem sobressair e o errado da história, nem preciso comentar. No máximo, elas podem pedir “indiretamente” desculpas, fazendo arroz de leite com carne assada para o jantar, por exemplo.

2. Todas as mães conhecem de cor as técnicas do teatro. Como se não bastasse, elas assistem frequentemente novelas mexicanas e sabem como ninguém provocar o ápice. Ouvirá certos clichês: “você vai ainda derramar lágrimas de sangue”, “quando amanhecer, não estarei mais aqui”, “ingratidão faz perder a afeição”. Entretanto, nada equivale a expressão homérica dita naquele momento que você decide ir para a festa: “coração de mãe não se engana”, resta apenas tirar os sapatos e dormir.

3. Todas as mães tiveram um passado sofrido. Quando, de repente, estiver a reclamar da vida, elas recordarão do quanto padeceram para conquistar um lugar mais digno. Trabalharam na roça, passaram fome, não tinham uma roupa para vestir e você se sentirá muito estúpido em murmurar sobre o que for.

4. Todas as mães lambem a cria. Cena meio comum, mas com leve margem de constrangimentos históricos. Esta coisa de “guccigucci” na frente de estranhos ou conhecidos distantes vai diminuir sua idade e nem com muita fanta você apagará isto.

5. Minha tentativa de manual fracassou. Esqueça tudo o que proferi até essas linhas. Impossível mensurar a poesia de uma árvore. Ela tem uma lógica própria para além de nascer, se reproduzir e morrer. As mães congregam a personificação do divino, a base dos seus atos é o amor. E o amor, indubitavelmente, não explica-se: de coração transbordando vive-se. A fugir das regras:

6. Todas as mães amam-se em seus filhos.

Abraão Vitoriano

Abraão Vitoriano

Formado em Letras e Pedagogia. Pós-graduado em Educação. Escritor. Poeta. Revisor de textos. Professor na Faculdade São Francisco da Paraíba e na Escola M. E. I. E. F Augusto Bernadino de Sousa.

Contato: abraaovitoriano@hotmail.com

LANÇAMENTO

Festival Brasileiro de Cinema Espírita e Espiritualista foi destaque no programa Mensagem de Esperança

PSICOLOGIA NO AR

VÍDEO: Saiba como descobrir sua vocação profissional e ser bem-sucedido da universidade ao trabalho

NO PROGRAMA OLHO VIVO

VÍDEO: Com doença grave, homem faz apelo à 9ª Regional de Saúde em Cajazeiras por medicamento atrasado

QUATRO DIAS DE EVENTOS

VÍDEO: Secretário convida população para o Arte Agosto, que começa hoje em Cajazeiras; veja programação!

Abraão Vitoriano

Abraão Vitoriano

Formado em Letras e Pedagogia. Pós-graduado em Educação. Escritor. Poeta. Revisor de textos. Professor na Faculdade São Francisco da Paraíba e na Escola M. E. I. E. F Augusto Bernadino de Sousa.

Contato: abraaovitoriano@hotmail.com