header top bar

Reudesman Lopes

section content

Dia do profissional de Educação Física

28/08/2014 às 19h07

As atividades esportivas fazem bem para o homem, pois através delas é possível obter equilíbrio físico e emocional. Além disso, são formas de envolver jovens e crianças, afastando-os das drogas e da promiscuidade. Para se praticar esportes é necessário que um profissional da área da educação física faça uma orientação e avaliação, de acordo com as capacidades de cada um, dos limites que o corpo de cada pessoa pode suportar e vencer. 

A comemoração do dia do professor de educação física acontece no dia 1º de setembro, em razão de a profissão ter sido regulamentada através da lei federal de número 9.696/98 e publicada na mesma data. A ideia da data surgiu na comemoração de São Cosme e São Damião, pois nesse dia os professores de educação física organizavam brincadeiras para divertir a garotada, entregando-lhes várias guloseimas e doces. Quatrocentos e cinquenta anos antes de Cristo, o grego Miron criou o símbolo das práticas esportivas, o Discóbolo, um arremessador de disco; o que comprova que os esportes existiam desde os tempos mais antigos. 

No Brasil, historicamente falando, consideram que desde o período da colonização a educação física era praticada em nossas terras. Os índios corriam atrás de suas caças, nadavam, atiravam arco e flecha e dançavam, jogavam peteca, lutavam entre si e brincavam de corrida dos troncos. Já os negros africanos, que vieram como escravos para o Brasil, dançavam a capoeira e faziam as lutas corporais, aprendidas através da observação dos animais em seu país de origem. 

Mas somente em 1851, através da lei nº 630, que a ginástica foi incluída nos currículos das escolas primárias e secundárias, onde eram praticadas quatro vezes por semana. Na década de oitenta, após o período da ditadura militar, a prática de esportes passou a ser vista de forma mais ampla, formando-se os primeiros grupos profissionais. Para isso, eram necessárias empresas que patrocinassem os atletas e a manutenção dos times e equipes. Foram os primeiros passos para iniciar as formações esportivas de qualidade no país, de onde colhemos os frutos plantados por longos anos, obtendo grandes conquistas para o país em campeonatos mundiais. 

O campo de trabalho dos profissionais de educação física cresceu bastante nos últimos anos, deixaram de ser apenas professores de escolas ou academias, estendendo seu campo de atuação. Assim, o nosso trabalho ganhou nos últimos anos um entendimento extremamente importante por parte da sociedade e principalmente dos nossos governantes. Aos colegas, os nossos parabéns e que continuemos observando o quanto é fundamental para a categoria o empenho em nossas ações. 

Reconhecimento 1
De acordo com a Resolução 287.98 do Conselho Nacional de Saúde, a Educação Física é uma das 14 profissões regulamentadas da área da saúde, juntamente com Assistentes Sociais; Biólogos; Biomédicos; Enfermeiros; Farmacêuticos; Fisioterapeutas; Fonoaudiólogos; Médicos; Médicos Veterinários; Nutricionistas; Odontólogos; Psicólogos; e Terapeutas Ocupacionais.

Reconhecimento 2
O Ministério da Saúde ampliou a lista de profissionais que podem fazer parte das equipes de consultório na rua através da portaria 1029, incluindo, dentre outros, o profissional de Educação Física. Essa é mais uma grande vitória desta categoria ratificada pela luta do Conselho Federal de Educação Física e dos Conselhos Regionais de Educação Física. Hoje, os profissionais de Educação Física já podem e devem trabalhar nos PSF e em outros programas que possibilita a comunidade uma prevenção à sua saúde através das atividades físicas.

BOLA DENTRO
Para todos nós professores de Educação Física de Cajazeiras e da região. Somos uns guerreiros, faça sol, faça chuva, lá estamos junto ao nosso alunado sempre sonhando em um dia melhor. Parabéns e a NOTA 10!

BOLA FORA
Para as imensas dificuldades seja pela falta de espaço físico e ou pela ausência de materiais que os professores de Educação Física passam no seu dia a dia, Brasil afora, na tentativa de fazer um ensino de qualidade. Isso vale uma NOTA 0!

Reudesman Lopes

Reudesman Lopes

Professor da UFCG de Educação Física, Comentarista Esportivo da Rádio Alto Piranhas e Colunista Esportivo do Jornal Gazeta do Alto Piranhas

Contato: reudesman@bol.com.br

EFEITO IMEDIATO

VÍDEO: Após protesto nas ruas, chefe da PM anuncia ações para combater o crime em São João do Rio do Peixe

AMIGO DE BRÁULIO BESSA

VÍDEO: Poeta que esteve no Encontro com Fátima Bernardes foi o convidado do Xeque-Mate da semana; VEJA!

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Pentecostal de Jerusalém

DIÁRIO ESPORTIVO

DIÁRIO ESPORTIVO: Tudo que rolou no Campeonato Brasileiro e os preparativos para o Paraibano

Reudesman Lopes

Reudesman Lopes

Professor da UFCG de Educação Física, Comentarista Esportivo da Rádio Alto Piranhas e Colunista Esportivo do Jornal Gazeta do Alto Piranhas

Contato: reudesman@bol.com.br