header top bar

Maria do Carmo

section content

Flores para as mamães

12/02/2014 às 16h59

A missão de ser mãe começa a partir do momento da fecundação.  Um ser humano está em processo de formação, é uma vida que se inicia, na calmaria das entranhas de colo uterino. Parece ser uma fantasia, mas abrigar uma criança por vários meses preparar-se para sua vinda, há uma atmosfera angelical envolvente.

Quando esta criança nasce começa a grande etapa de uma batalha interminável. A mente de uma mãe é povoada de um grande dualismo de ideias entre a razão e a emoção, de um lado o sentimento maternal fala alto, o amor para com seus filhos procurando o melhor para eles, porém o discernimento par orientá-los nos melhores caminhos da vida, neste aspecto muitas vezes a incumbência de ser mãe torna-se árdua. Imaginem a angústia de uma mãe que ver seu filho sofrendo, mas também  não  quer que eles errem.

O calvário se instala no coração de tantas mães que almejaram o sucesso para seus estimados filhos, entretanto o mesmo não soube buscar a estrada certa preparada por alguém que desejava tanto a felicidade. Para estas mães irão as flores brancas, expressão de humildade e perseverança para superar as ingratidões dos filhos insensatos, ao mesmo tempo, a esperança da transformação do amado filho, a fim dela comemorar entre lágrimas um abraço e um beijo ao filho querido.

Lembramos também de tantas mães que confundiram o conceito ideal de mãe. Quando no calor das emoções, o carinho extrapola e a falta de impor os limites nos filhos, às vezes torna-se verdadeiros inimigos até daqueles que os rodeiam. É preciso refletir seriamente sobre isto. Para as mães reflexivas oferta-se flores vermelhas representando a coragem para entre o amor e o afeto  fazer valer as regras de boa conduta.

A figura de “meninas mamães” surge neste contexto atual. Do ponto de vista biológico e formativo ainda não estão preparadas para o grande desafio de ser mãe. As flores de tons róseos são para estas mães merecedoras de elogios e estímulos na busca de cumprirem com o seu verdadeiro papel. Lembre-se “Mãe Bebê” que criar um filho não é apenas um simples preparo da mamadeira, mas sim, encaminhamento de uma pessoa para uma futura vida adulta e grande parte desta personalidade é formada no seio familiar e diga de passagem as orientações maternais  são  imprescindíveis.

As flores amarelas seguem para as mamães que sentem a alma suavizada por enfrentarem as dificuldades no sentido de encaminhar seus filhos, no entanto, souberam mesclar a meiguice e a autonomia maternal, foram fortes e assistem hoje o sucesso dos seus filhos queridos.

Não podemos esquecer tantas mães que já partiram para o plano espiritual, para elas, as nossas orações e agradecimentos pelos ensinamentos que com a sua maneira própria souberam passar boas lições aos filhos que aqui estão. São saudades que só o cheiro e a beleza das flores nos confortam.

Ser mãe é sempre especial. Este buquê de flores: brancas, vermelhas, róseas e amarelas é para vocês. MAMÃES.

CAJAZEIRAS – MAIO DE 2013
MARIA DO CARMO DE SANTANA
PROFESSORA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO

Maria do Carmo

Maria do Carmo

Professora da Rede Estadual de Ensino em Cajazeiras. Licenciatura em Letras pela UFCG CAMPUS Cajazeiras e pós-graduação em psicopedagogia pela FIP.

Contato: [email protected]

Maria do Carmo

Maria do Carmo

Professora da Rede Estadual de Ensino em Cajazeiras. Licenciatura em Letras pela UFCG CAMPUS Cajazeiras e pós-graduação em psicopedagogia pela FIP.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: