header top bar

Damião Fernandes

section content

Maria Madalena | Magna Pecatrix

16/07/2012 às 14h06

Qual o segredo de Maria Madalena? O que terá sustentado, alimentado e inflamado constantemente seu amor por Jesus, seu Senhor, seu Mestre, seu Rabuni? Que segredo a uniu a seu Amado de forma tão intensa e apaixonada que, ainda hoje, muitas pessoas sem o devido olhar da fé confundem com amor meramente humano o amor sobrenatural que os uniu? A maioria dos que estudam as origens do cristianismo não tem nenhuma dúvida: Maria Madalena cumpriu um papel importante entre os primeiros seguidores de Jesus, era uma das companheiras mais devotadas de Cristo e foi uma das primeiras a testemunhar sua fé na ressurreição do mestre.

O nome "Madalena" indica que Maria nasceu em Magdala, um vilarejo de pescadores na costa noroeste do mar da Galiléia — a mesma região onde Jesus cresceu, portanto. Ela, porém, não era a única seguidora do mestre galileu — os Evangelhos citam pelo nome uma série de outras mulheres, como Joana, mulher de um administrador do tetrarca (governador) da Galiléia, Herodes Antipas.

 Além de acompanhar as pregações de Jesus, essas mulheres parecem ter ajudado a financiar as andaças de Cristo pela Palestina, colocando seus próprios bens à disposição dele. Existe algum indício de uma relação mais próxima entre Jesus e a mulher de Magdala durante esse período? Zero, parece ser a resposta. Na verdade, nenhum dos textos do Novo Testamento dá qualquer indicação de que Jesus tenha, em algum momento, tido filhos ou se casado.

Acontece, porém, que Jesus não era um judeu comum, e tampouco vivia em uma época comum. Com efeito, algumas seitas e grupos mais radicais da época, como os chamados essênios, defendiam o celibato e chegavam a viver como "monges". Além disso, enquanto os textos bíblicos mencionam várias vezes a família de Jesus, não há menção alguma a mulher e filhos. O mais provável – e com certeza assim o é – é que eles nunca tenham mesmo existido, e que Jesus tenha sido celibatário como sinal do compromisso exigido por sua missão religiosa.

O certo é que Maria de Magdala, ou Madalena, aparentemente acompanhou Jesus até seu confronto final com as autoridades judaicas em Jerusalém, testemunhando sua morte e não saindo do lado dele mesmo quando muitos dos apóstolos fugiram. No relato da visão que ela teve do Ressuscitado, no Evangelho de João, ela exclama "Rabouni!" (algo como "meu mestre" em aramaico) ao reconhecê-lo.

Jesus então diz a ela uma frase que normalmente é traduzida como
ão me toque, mas na verdade quer dizer
ão se segure em mim ou algo do tipo". "A idéia do evangelista é que ela não deve ficar presa ao Jesus do passado, mas sim sair dali e anunciar o Jesus ressuscitado", Essa é a última vez em que Maria Madalena aparece no Novo Testamento.

Se você quer saber mais sobre a vida dessa mulher que, ao sentir-se atraída pelo Cristo, deixou tudo, abriu mão de todas as coisas mais caras, somente para seguir Aquele que foi capaz de lhe olhar de uma forma que nenhum outro foi capaz.

Venha assitir o ESPETÁCULO MUSICAL MAGNA PECATRIX – sobre a vida de Maria Madalena | 22 de julho no ICA ás 20h

src=http://a4.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc7/306655_418968554813559_1899420274_n.jpg

Damião Fernandes

Damião Fernandes

Damião Fernandes. Poeta. Escritor e Professor Universitário. Graduado em Filosofia. Pós Graduado em Filosofia da Educação. Mestre e Doutorando em Educação pela (UFPB). Autor do livro: COISAS COMUNS: o sagrado que abriga dentro. (Penalux, 2014).

Contato: [email protected]

Damião Fernandes

Damião Fernandes

Damião Fernandes. Poeta. Escritor e Professor Universitário. Graduado em Filosofia. Pós Graduado em Filosofia da Educação. Mestre e Doutorando em Educação pela (UFPB). Autor do livro: COISAS COMUNS: o sagrado que abriga dentro. (Penalux, 2014).

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: