header top bar

Damião Fernandes

section content

Não perca a Esperança!

23/12/2010 às 20h44

Mesmo que a iniqüidade pareça crescer vertiginosamente contaminando todas as esferas da sociedade, minimizando ainda mais as exigências éticas nos comportamentos sociais e individuais: Não perca a esperança!

Mesmo quando parecer que o mal está preste a lhe engolir e lhe vencer; fechando as portas que lhe pareciam abertas,
Não perca a esperança!

Mesmo quando aqueles que mais você ama, não estão lá quando você mais precisa deles:
Não perca a esperança!

Não perca a esperança – mesmo quando você tiver perdido “tudo”( coisas, pessoas, sonhos, planos,etc). Pois o tudo para o homem é capacidade interior de acreditar sempre, de esperar sempre.

Mesmo que dias cinzentos tenha insistido em amanhecer sobre tuas janelas, Não perca esperança! Pois o sol brilha mesmo por entre as nuvens. Mesmo que não seja possível vê-lo: ele está lá brilhando intensamente!

Mesmo que a mentira pareça ter adquirido estatus de verdade inegável e passaporte para uma felicidade efêmera: Não perca a esperança! Pois a verdade torna livre e feliz o homem.

Mesmo que estejamos cansados de fazer o bem a pessoas que são incapazes de lançar um olhar agradecido e ainda nos reclamam por não fazermos sempre e com disposição: Não perca a esperança! Pois Deus leva em conta nossos pequenos esforços para sermos bons.

Precisamos das pequenas ou grandes esperanças para que seja possível prosseguir o caminho. A esperança é como uma catapulta que nos lança adiante, sempre para frente, no olhar sempre fixo no horizonte. Precisamos daquela Grande esperança que tem a força de superar todas as outras.

“ Esta grande esperança só pode ser Deus, que abraça o universo e nos pode propor e dar aquilo que, sozinhos, não podemos conseguir. Deus é o fundamento da esperança. Não um Deus qualquer, mas aquele Deus que possui um rosto humano e nos amou até o fim: cada individuo e a humanidade no seu conjunto. O seu reino não é além imaginário, colocado num futuro que nunca mais chega. O seu reino está presente onde é amado e onde o soeu amor nos alcança.”

Não se engane e não se permita ser enganado por outrem: mesmo diante de todas as esperanças que seja possível possuir, apenas uma é matriz fundamental: Deus. Um Deus, que por ser infinitamente grande, tem a capacidade, por amor, de tornar-se pequenino numa manjedoura.

A fonte e o fundamento da nossa esperança é este Deus-menino que nasce numa noite silenciosa e feliz, para nos ensinar que a salvação nasce no cotidiano e no contraditório da nossa vida. Pois a noite somente tornou-se feliz, porque antes ela estava fria da compreensão e do acolhimento humano; Ela estava triste e escura pelo pecado e iniqüidade dos homens.

Não percamos a esperança! Que possamos permitir que o mistério do Natal desperte em nós a fé no mundo, nas pessoas, em Deus. Somente a esperança resiste a todas as desilusões!

Aproveito a oportunidade para deixar registrado aqui, meus votos de um Feliz e Santo Natal a todos que fazem a Equipe do Diário do Sertão e em particular aos meus companheiros Colunistas: Renato Moreira, Adalberto dos Santos, Raquel Alexandre, Inácio Andrade Torres, Aureliana Tavares, Edvan Rodrigues, Fernando Caldeira, Francisco Cartaxo, Francisco Inácio, Gildemar Pontes, Heron Cid, Jesus Cartaxo, José Anchieta, José Antônio, José Ronildo, Lenilson Oliveira, Lidiane Abreu, Mariana Moreira, Nadja Claudino, Padre Djacir, Petson Santos, Alan Kardec, Radomécio Leite e Reudesman Lopes. … Felicidade a todos!

Para Saber Mais

BENTO XVI, Encíclica Spe Salvi: Sobre a Esperança Cristã.Paulinas.São Paulo.2007

Damião Fernandes

Damião Fernandes

Damião Fernandes. Poeta. Escritor e Professor Universitário. Graduado em Filosofia. Pós Graduado em Filosofia da Educação. Mestre e Doutorando em Educação pela (UFPB). Autor do livro: COISAS COMUNS: o sagrado que abriga dentro. (Penalux, 2014).

Contato: [email protected]

Damião Fernandes

Damião Fernandes

Damião Fernandes. Poeta. Escritor e Professor Universitário. Graduado em Filosofia. Pós Graduado em Filosofia da Educação. Mestre e Doutorando em Educação pela (UFPB). Autor do livro: COISAS COMUNS: o sagrado que abriga dentro. (Penalux, 2014).

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: