header top bar

Damião Fernandes

section content

Não Tenhas Medo!

09/07/2010 às 15h32

Por Damião Fernandes

Quantas coisas não realizamos, por que um sentimento nos prende ou nos impede de seguirmos em frente, de tomar-nos uma decisão. E se não for hora certa? Perguntamos.Quantas palavras de amor e carinho não dizemos àquelas pessoas que verdadeiramente amamos, porque temos medo que estas não nos entendam ou quem sabe possam não nos retribuir.

Quantos bons e louváveis sonhos, planos e projetos trazemos em nosso coração há tanto tempo e não os efetivamos por acharmos que ainda não é o tempo ou quem sabe temos que esperar um pouco mais até que “tudo se resolva” , “até que tudo esteja em ordem” para assim começarmos. Na verdade são justificativas interiores que criamos para nossos medos aprisionantes. Seguimos assim, até que tudo ao nosso redor mude.

Acredito não ter sido à toa, e claro que não foi, o fato de que na Palavra de Deus há inúmeras menções, referências aos medos cotidianos dos homens e mulheres na história o Povo de Israel.Assim foi com o patriarca Abraão quando Deus disse: “ Não temas, Abrão! Eu sou o teu protetor; tua recompensa será muito grande.”(Genesis 15, 2). E por causa da absoluta confiança em Deus, este homem foi estabelecido o Pai de uma grande Nação. E muito tempo depois o Próprio São Paulo vai afirmar que Abraão foi justiçado pela fé que tinha em Deus.

Dessa mesma forma agiu Deus com relação a Moisés, este sim foi um homem quase que paralisado por seus medos. Moisés, afirmava com todas as letras e quase que em todas as ocasiões seus medos angustiantes. Moisés,  precisa ser incansavelmente – ainda bem que a Deus não se cansa – convencido de que ele é capaz, de que ele pode, de que as pessoas iriam acreditar em suas palavras e que não era necessário temer. Moisés era um homem marcado, estigmatizado pelos medos “não reais”.

Semelhante comportament,o é possível constatar na vida e na Pessoa de outro Grande Profeta da História do Povo de Israel: Elias. Ele foi um campeão do monoteísmo de Yahweh. É ele quem mantém a fé em Yahweh entre o povo e quem luta com vigor pelos Seus direitos. Sua árdua luta contra todo sincretismo religioso faz deste profeta, que "surgiu como fogo e cuja palavra queimava como uma tocha", uma figura de primeira linha na sucessão das duas Alianças.

Mas Elias, também teve medo. Ele foi tomado de medo e fugiu para o deserto, caminho de um dia. Lá, ele fez uma oração de grande suspiro: Basta; toma agora, ó Senhor, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais. ( I Reis 19,3-4).

Os medos que sentimos, fazem parte de condição humana, ou seja, somos homens fracos, temerosos, temos a incerteza do futuro. Não conseguimos conhecer um palmo a frente do nosso nariz. Fazemos diariamente a experiência das nossas limitação, da mutabilidade das coisas, das pessoas. O medo no toma e muitas vezes, nos escraviza, assim como em Abraão, Moisés e Elias.

Homens que foram determinantes na História do Povo de Israel. Mas, eis a grande diferença: Os medos não os paralisaram. Seus medos não os fizeram voltar a trás e desacreditar de que Deus estava com eles ate o fim (Mt 28,20). Eles compreenderam no dia-a-dia de suas vidas, diante de seus desafios e problemas, diante de suas angustias e lágrimas: Que o nome de Deus é: Emmanuel – que significa Deus Conosco.

Por isso, o medo que nos paralisa não vem de Deus. E não vindo de Deus, não será útil para nossa felicidade. Não tenha medo! Siga em frente, confiando que Deus está contigo. mesmo que tudo ao seu redor lhe pareça dizer : Não, não siga, não vá. Escute Deus a lhe dizer o contrário; Sim, siga-me, venha, confie em mim, eu te ajudarei.

Ofereço este texto a todos aqueles e aquelas que de algum modo ou maneira, de forma intensa ou não, paralisante ou ainda não, trazem diferentes medos em seus corações e não conseguem dar um passo em direção ao Bem, ao Justo, ao que é Ético ou ao que é Bom. Não conseguem dar um passo em direção ao Outro pra pedir ou oferecer perdão. Àqueles que pelas dores do dia-a-dia, já não conseguem olhar pra Deus e confiar decididamente. A estes eu digo, Cristo diz: Não Tenhas Medo!

Damião Fernandes

Damião Fernandes

Damião Fernandes. Poeta. Escritor e Professor Universitário. Graduado em Filosofia. Pós Graduado em Filosofia da Educação. Mestre e Doutorando em Educação pela (UFPB). Autor do livro: COISAS COMUNS: o sagrado que abriga dentro. (Penalux, 2014).

Contato: [email protected]

Damião Fernandes

Damião Fernandes

Damião Fernandes. Poeta. Escritor e Professor Universitário. Graduado em Filosofia. Pós Graduado em Filosofia da Educação. Mestre e Doutorando em Educação pela (UFPB). Autor do livro: COISAS COMUNS: o sagrado que abriga dentro. (Penalux, 2014).

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: