header top bar

José Anchieta

section content

No clima dos festejos juninos

25/06/2016 às 11h54

A movimentação política nesta fase pré-eleitoral vem se intensificando, ultimamente, em todos os municípios da região, gerando muita expectativa entre pré-candidatos e partidos, aptos e dispostos a participar das eleições de outubro próximo. É a mobilização anterior ao processo eleitoral que, normalmente, acontece em busca de espaços e melhores condições de disputa política.

Neste ano, essa movimentação no âmbito partidário acontece no clima dos tradicionais festejos juninos de Santo Antonio, São João e São Pedro, que invade as cidades e sítios do interior nordestino. Os agentes políticos, normalmente, aproveitam os momentos festivos para agendar encontros e definir alianças para as eleições.

Em Cajazeiras e em outras cidades sertanejas, há sinais de muitas conversas e definições para os próximos dias. Os pré-candidatos a prefeito e seus partidos têm consciência da necessidade de avançar nas definições de chapas, porque o período das convenções partidárias para homologação de alianças está se aproximando: é entre julho e agosto. Neste período, as siglas precisam estar com suas chapas majoritárias e proporcionais definidas, conforme estabelece a legislação vigente.

Pois bem, a expectativa é essa, mesmo sabendo-se que boa parte da população ainda está muito indiferente ao processo político, principalmente em meio a esse quadro de turbulências, motivado pela crise nacional, com repercussão nos estados e municípios. Aliás, a eleição deste ano é a primeira depois de toda essa onda de escândalos, que tem gerado muito desgaste da classe política.

Para alguns analistas, essa pode ser uma ótima oportunidade para o eleitor começar a passar o país a limpo, elegendo gestores e legisladores municipais sem histórico de corrupção. As operações desenvolvidas pelo Ministério Público e pela Polícia Federal têm esclarecido muita coisa sobre o envolvimento de políticos em atos irregulares, o que pode contribuir para o eleitor fazer uma escolha mais consciente.

As eleições municipais são muito importantes para a vida das cidades que, geralmente, reclamam de mais investimentos na saúde, educação, habitação e infraestrutura. É nos municípios, onde os cidadãos pagam seus impostos e precisam exercer sua cidadania com dignidade.

Espera-se, portanto, escolhas livres e conscientes, e voltadas, sobretudo, para a melhoria da qualidade de vida de todos. O debate, certamente, vai agitar o cenário político, no momento permitido pela legislação, devendo abrir perspectivas maiores de esclarecimento da população sobre a trajetória dos futuros postulantes e suas propostas para gerenciar o destino dos municípios.

Nesse sentido, a sociedade precisa ficar cada vez mais vigilante, cobrando uma postura séria e coerente de todos. Afinal, eleição é coisa séria. É o momento de se debater os problemas e desafios postos na frente de todos, e que precisam ser encarados com responsabilidade e espírito público.

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: [email protected]

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: