header top bar

José Antonio

section content

O Emérito Dom José

21/09/2015 às 11h06

Foi uma surpresa. Nem mesmo Dom José, bispo de Cajazeiras, esperava que o papa Francisco aceitasse a sua renúncia, com menos de três meses depois de ter completado 75 anos de vida, idade limite para o exercício do ministério episcopal, então, aceito o pedido, a Diocese fica Vacante e Dom José se torna bispo Emérito. Atualmente, há mais de 160 bispos nessa situação no Brasil e em Cajazeiras passamos a ter dois bispos eméritos: Dom Matias Patrício de Macedo e Dom José Gonzalez Alonso.

Alguns padres da diocese também ficaram surpresos com o fato, até porque quando aconteceu a última vacância, com a transferência de Dom Matias para Campina Grande, houve um longo período para que o papa nomeasse o seu sucessor e naquela ocasião o escolhido como Administrador da Diocese foi o Padre Antonio Luiz do nascimento.

Assim como foi rápida a aceitação da renúncia acredito que mais rápido ainda poderá ser a nomeação do nosso novo bispo e muito embora a escolha seja feita de “forma secreta” comenta-se que a exemplo do próprio Dom José que era o bispo auxiliar de Teresina, no Piauí, tornou-se bispo de Cajazeiras, dois nomes de bispos auxiliares: o de Fortaleza, que estava sendo cogitado, mas recentemente foi ser o titular da Diocese de Sobral e resta-nos  o de Recife e Olinda, que é hoje o nome mais falado.

Comenta-se ainda que a rapidez da aceitação da renúncia foi em função de que já existiria um nome para ocupar a nossa diocese. Muitas vezes a demora da nomeação de um bispo para uma diocese vacante tem sido em razão dos sacerdotes consultados não aceitarem ser bispos.

Devemos reconhecer o quanto Dom José contribuiu com a sua ação apostólica e evangelizadora para a nossa diocese, desde agosto de 2001, até o último dia 16 de setembro de 2015.

A ele só temos a agradecer e esperamos continue a nos visitar e participar dos momentos de nossas festas religiosas.

Padre Agripino
Consumada a vacância, monsenhor Gervásio Fernandes, decano do clero da diocese, assumiu a coordenação e de imediato reuniu o Colégio de Consultores, com o objetivo de escolher o administrador diocesano, formado pelos padres: Agripino Ferreira de Assis, Antonio Luiz do Nascimento, Josinaldo Pereira Lima, Francisco Milton Alexandre, Janilson Rolim Veríssimo, José Elias de Sousa Sá, Francisco Alves Rodrigues, Givanaldo Ferreira Costa e José Gomes do Nascimento. Depois de uma votação secreta, realizada na sede do Lar Sacerdotal, na manhã do dia 17,  foi escolhido para o governo diocesano o Padre Agripino Ferreira de Assis.
O padre Agripino era o Vigário Geral da Diocese e deverá também continuar como Pároco da Catedral e Diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras.

8º bispo
A comunidade católica da diocese, a partir de hoje fica na expectativa da nomeação pelo papa Francisco do oitavo bispo de nossa centenária diocese. Existe uma torcida muito grande, até mesmo por Dom José, que ele seja um nordestino e que seu perfil seja compatível com as tradições religiosas do povo de Cajazeiras. Pessoalmente, se tivesse de opinar, gostaria que fosse nomeado um padre da Congregação Salesiana, que tem a tradição de grandes educadores e sendo esta área uma das que a diocese de Cajazeiras tem dado uma contribuição muito grande para o desenvolvimento desta região, seria muito promissora a presença de um salesiano em nossa cidade. Vamos rezar.

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: