header top bar

José Antonio

section content

Rádio Alto Piranhas: 48 anos no ar

27/06/2014 às 20h58

No dia 1º de julho de 2014, a Rádio Alto Piranhas completará 48 anos de existência. Uma emissora nascida sob a égide da Diocese de Cajazeiras, idealizada e registrada por Dom Zacarias Rolim de Moura, em 4 de abril de 1959, mas somente, por questões burocráticas, em julho de 1966,  levou ao ar música “Luar do Sertão”.

Ao lado de Dom Zacarias constituíram a sociedade limitada Monsenhor Abdon Pereira e Mons. Vicente Freitas. No contrato social celebrado estavam especificados os objetivos da empresa: educar cívica e patrioticamente a população sertaneja.

Ao longo destes 48 anos “no ar”, foi intento e desejo dos que fazem e fizeram esta emissora ter um compromisso com a verdade, de ser porta voz dos que não têm direito a voz e a vez, numa sociedade onde o poder econômico fala mais alto, sem fugir, porém à ética jornalística, exercendo o sagrado princípio que toda pessoa tem o direito de liberdade de expressão e este direito compreende a liberdade de opinião e liberdade de receber ou transmitir informações ou idéias, sem sofrer qualquer ingerência, principalmente da autoridade pública e sem considerações de fronteira.
No exercício destas liberdades comportam deveres ou responsabilidades que sempre procuramos praticá-las com muita isenção e firmeza.

A história desta emissora se confunde com a história da cidade nos últimos 48 anos porque sempre esteve na trincheira ao lado do povo defendendo-o e denunciando arbitrariedades contra os mesmos.

Durante o regime militar a emissora foi punida várias vezes e notificada outras tantas, porque não soube calar sua voz diante das baionetas ensarilhadas dos ditadores de plantão.

Em defesa de idéias consideradas corretas, juízes de direito, fecharam-na quase uma dezena de vez, mesmo sabedores de que não estávamos ferindo a ordem instituída e quando a defesa foi levada a uma outra instância sempre se prolatava sentenças de inocência.

Quando no dia 13 de abril de 1983 a Diocese passou o controle acionário da emissora para outro grupo, genuinamente cajazeirense, até esta data procurou-se zelar pelo principio constitucional de que todo indivíduo tem direito a liberdade de opinião e expressão e que o rádio é um dos meios que os cidadãos podem se manifestar livremente em sua própria defesa e de seu semelhante.

A Rádio Alto Piranhas se constitui hoje um patrimônio, não dos seus sócios, mas da cidade de Cajazeiras.

Neste dia primeiro estará introduzindo em sua grade semanal, novos programas e novos profissionais, com o objetivo de proporcionar aos seus ouvintes um jornalismo de melhor qualidade e músicas que todos gostam mesmo de curtir.

Novos equipamentos foram adquiridos e estão aguardando a liberação do Ministério das Comunicações para serem instalados com objetivo de dar maior mobilidade à equipe de radio jornalismo.

Temos muito a agradecer a todos os profissionais que trabalham e trabalharam nesta emissora e ainda aos seus anunciantes, que sempre acreditaram que as nossas parcerias deram e dão resultados e um agradecimento todo especial aos nossos ouvintes “razão maior de nossa existência”, hoje não só espalhados por estes rincões sertanejos, mas graças a Internet, eles se encontram em todas as partes do mundo, consolidando cada vez mais o refrão: “não há distancia que nos separe”.

A nossa emissora sempre se consagrou como um veículo popular, daí o seu slogan: “a Rádio do povo”, além do que se irmanou em todas as lutas do povo do sertão, defendendo uma melhor educação, saúde de qualidade e segurança de verdade e acima de tudo tem sido uma voz contundente na luta contra a corrupção e a desonestidade de determinados agentes públicos.

Desde a sua criação vem mantendo uma programação religiosa, talvez, em quantidade de espaço maior do que quando era dirigida pela igreja católica de Cajazeiras, para que seus ouvintes possam também ter a opção de ouvir a palavra de Deus.

Preserva também a cultura popular, mantendo programas de violas e repentes, que se constitui uma tradição entre nossa gente e nosso povo, sem esquecermos-nos de ofertar um bom um espaço para o forró de pé de serra, música que todo homem do sertão gosta de ouvir.

A Rádio Alto Piranhas continua sendo a voz dos que não tem vez e uma trincheira em defesa dos grandes e superiores interesses do povo sertanejo.

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: altopiranhas@uol.com.br

MITO DA INTERNET

VÍDEO: Fenômeno Gleyfy Brauly bate recorde de audiência no Xeque-Mate e canta sucessos no ‘imbromation’

CALDEIRÃO POLÍTICO

VÍDEO: Aliado releva que dois vereadores de oposição estão rasgando elogios ao prefeito Airton Pires

DIÁRIO ESPORTIVO

Diário Esportivo recebe o professor Sérgio Cunha divulgando o IV Open paraibano de Karatê; Confira!

CASA NOVA

Locutor esportivo troca de emissora de rádio em Cajazeiras e revela mágoa: “Tomei uma pancada violenta”

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: altopiranhas@uol.com.br