header top bar

Damião Fernandes

section content

Religião e política, se discute?

17/07/2014 às 16h53

Se você é daqueles ou daquelas que pensam que Religião e Política não se discutem, então lhe aconselho a continuar com maior empenho a leitura deste texto, sob o risco de você começar a entender uma importante relação entre ambos. Se você acredita piamente que a Igreja não deve “se meter em política” e que suas obrigações limitam-se apenas ao interior do templo, resumindo-se às celebrações dos ritos litúrgicos. Lhe aconselho a continuar esta leitura e correr o sério risco de começar a compreender a íntima ligação entre o sagrado e o profano, entre o divino e o humano. É importante abrir os horizontes da compreensão e do entendimento e saber que não é bem assim que a própria Igreja pensa sobre si mesma, sobre a arte política e a sua missão profética e evangélica diante das relações acontecidas entre o homem, suas crenças e a política. Ah! sobre a questão colocada no título desse texto, a resposta é sim, se discute. Vejamos como.

Antes de qualquer coisa é importante saber, que a Igreja católica, jamais renunciou em nenhum momento da sua história, a pensar, discutir e dizer a palavra que lhe compete sobre as questões sociais. A Igreja tem sim um pensamento social construída á luz da Boa Nova de Jesus Cristo. A Igreja Católica tem uma visão muito clara do mundo e de suas necessidades e por isso propoe a solução cristã para os graves problemas da humanidade segundo a Luz do Evangelho de Jesus Cristo. A Igreja discute e dialoga com a ciência política sempre à luz da Revelação e da Sagrada Tradição.

Mas, infelizmente muitos católicos desconhecem esta Doutrina. Muitos católicos desconhecem que a sua Igreja tem uma bela Doutrina Social que oferece um quadro abrangente sobre as linhas fundamentais do pensamento social católico. E que esse conteúdo deve servir prioritariamente, como um instrumento para o discernimento moral e pastoral para todos aqueles que professam a fé católica. Mas que também é proposto à outras igrejas e comunidades eclesiais, bem como aos seguidores de outros credos e a todos os homens de boa vontade (Compêndio da Doutrina Social da Igreja, p.21, 2009).

Mas o que é a Doutrina Social da Igreja? A Doutrina Social da Igreja é o conjunto dos ensinamentos contidos na Doutrina Católica e no Magistério da Igreja Católica. Ensinamentos que estão presente nas numerosas encíclicas, pronunciamentos dos Papas dentro da Sagrada Tradição da Igreja.

Qual o objetivo desse pensamento social da Igreja? Ele tem como finalidade estabelecer princípios e diretrizes gerais a respeito da sociedade, dos povos, nações e suas organizações sociais e política. A finalidade da doutrina social da Igreja é levar os homens a corresponderem, com o auxílio também da reflexão racional e das ciências humanas, à sua vocação de construtores responsáveis da sociedade terrena.

A Doutrina Social da Igreja não é uma terceira via entre capitalismo liberalista e coletivismo marxista, nem sequer uma possível alternativa a outras soluções menos radicalmente contrapostas: ela constitui por si mesma uma categoria. Não é tampouco uma ideologia, mas a formulação acurada dos resultados de uma reflexão atenta sobre as complexas realidades da existência do homem, na sociedade e no contexto internacional, à luz da fé e da tradição eclesial. (…) Ela pertence, por conseguinte, não ao domínio da ideologia, mas da teologia e especialmente da teologia moral. (Carta Encíclica Sollicitudo Rei Socialis, parágrafo 41, 1987).

Nestes tempos que se iniciam a campanhas eleitorais, julgo ser um momento mais que oportuno, para que possamos conhecer o pensamento social da Igreja sobre temas fundamentais para cada pessoa, como também para toda a  sociedade. Tais como: A importância do voto consciente, a responsabilidade de todos pelo bem comum, as tarefas da comunidade política, participação e democracia, o fundamento da autoridade política, os instrumentos da participação política e tantos outros temas. O verdadeiro cristão é justamente aquele que também se revela um verdadeiro cidadão. São realidades que não se contradizem, mas que pelo contrário, se complementam.

Nestes três meses, que é reservado ao período da propaganda eleitoral, tempo que é oferecido para que possamos conhecer, discernir e escolher os nossos candidatos, tentaremos apresentar neste nosso espaço, mesmo que seja de modo pontual, qual é o pensamento social católico, conhecido como Doutrina Social da Igreja.

Até lá!

“A politica tão denegrida, é uma sublime vocação, é uma das formas mais preciosas da CARIDADE, porque busca o bem comum”. (Evangelii Gaudium, 169, 2013).

 

Damião Fernandes

Damião Fernandes

Damião Fernandes. Poeta. Escritor e Professor Universitário. Graduado em Filosofia. Pós Graduado em Filosofia da Educação. Mestre e Doutorando em Educação pela (UFPB). Autor do livro: COISAS COMUNS: o sagrado que abriga dentro. (Penalux, 2014).

Contato: [email protected]

Damião Fernandes

Damião Fernandes

Damião Fernandes. Poeta. Escritor e Professor Universitário. Graduado em Filosofia. Pós Graduado em Filosofia da Educação. Mestre e Doutorando em Educação pela (UFPB). Autor do livro: COISAS COMUNS: o sagrado que abriga dentro. (Penalux, 2014).

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: