header top bar

Francisco Inácio

section content

Tempo da Quaresma e reflexão

16/04/2014 às 15h26

A palavra Quaresma vem do latim quadragésima é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecede a ressurreição de Jesus Cristo. É neste período onde acontecem várias aceitações por parte de pessoas desligadas das igrejas e que desejam ingressar em uma religião, há pessoas que por curiosidade participam das pregações da semana santa e termina ingressando no mundo religioso. É um período oportuno para se refletir sobre o mundo cristão, época em que podemos entender, se participar de todas as pregações, principalmente na igreja católica, a vida e o sofrimento de Jesus Cristo. O período é reservado para a reflexão, mudança espiritual e complemento de toda a história de vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. As pessoas devem se aproximar de Deus visando o seu crescimento espiritual e não por obrigação ou temor. 

O fiel cristão é convidado a fazer uma comparação entre sua vida e a mensagem cristã expressa nos quatro Evangelhos. Esta comparação significa um recomeço, um renascimento para o mundo cristão, principalmente para aqueles que estão afastados e sem muita fé em Jesus Cristo. É nesta época que podemos obter um grande crescimento pessoal. O cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para as demais.

A Quaresma é também um período de jejum e arrependimento, tradicionalmente observado pelos católicos e algumas denominações protestantes, como a preparação para a páscoa. A tradicional semana santa tem atualmente e principalmente nos grandes centros populacionais perdido o seu verdadeiro sentido, para muitos não passa de um período de descanso e de brincadeiras.

Várias pessoas costumadas a  beber em feriados e finais de semanas, mudam apenas a bebida, no lugar de cerveja e outras bebidas costumeiras, tomam vinho, que por sinal, até se embriaga e deixa de refletir sobre a vida e ressurreição de Jesus Cristo.

A fé em Jesus Cristo está sendo distanciada de muitos, infelizmente. O poder econômico e a mídia passam para as pessoas uma imagem diferente, induzindo a viver uma semana de brincadeiras e luxos, os produtos achocolados, queijo, leite e seus derivados, bacalhau e outros produtos são apresentados como produtos usados na semana Santa. Por uma questão de tradição quase toda população segue, os comerciantes às vezes até aumentam o valor destes produtos. Que absurdo sem sentido. A falta de compromisso com Deus o nosso eterno criado, está distanciado de pessoas que só visam o poder econômico, como se após a morte fossem lavar tudo. 

O sentido da Semana Santa está indo de água a baixo, assim como outras tradições religiosas do nosso planeta. O envolvimento em Drogas, a perda do poder de controle dos pais para com os filhos logo cedo tem proporcionado um grande desgaste na organização da sociedade, tudo em nome de uma falsa modernidade. Em quanto todos não se ligaram em uma religião, seja católica ou evangélica protestante e etc, haverá sempre desavenças e pessoas se vão para sempre da Terra antes do tempo programado por Deus. Parte de artigo teve auxilio deste site:http://www.auxiliadora.org.br/quaresma.htm

Francisco Inácio

Francisco Inácio

Contato: pita.sjp@ig.com.br

ENTREVISTA

VÍDEO: Programa Psicologia no Ar recebe professor doutor de Cajazeiras pra falar sobre Psicologia Social

INTERVIEW

VÍDEO: Autor do filme “Memória Bendita” fala sobre os desafios de promover cultura na região de Sousa

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Fonte de Água da Vida

MARIA CALADO NA TV

Maria Calado na TV recebe diretamente do Rio Grande do Norte, Fábio Carvalho; CONFIRA!

Francisco Inácio

Francisco Inácio

Contato: pita.sjp@ig.com.br