header top bar

Damião Fernandes

section content

Transubstanciado

16/09/2010 às 13h02

"Tudo flui e nada permanece; tudo se afasta e nada fica parado…. Não consegues banhar-te duas vezes no mesmo rio, pois outras águas e ainda outras sempre vão fluindo…. É na mudança que as coisas acham repouso…."

Não estamos prontos. As verdadeiras mudanças essenciais levam certo tempo para acontecerem. Somos seres em processo de mudança intensa e continua. Se ainda não somos tão bons quanto queríamos ser, é porque ainda não estamos prontos. Se ainda, em nossa vida não estabelecemos critérios morais, sociais ou religiosos segundo a mentalidade de Cristo, é porque não estamos prontos; e se ainda não estamos, é sinal evidente de que estamos em processo de metanóia. Nós ainda estamos acontecendo.

É importante esclarecer que “a mudança” aqui não está relacionada à exterioridade ou a realidades superficiais ou transitórias (trabalho, horários, na alimentação, de lugares, etc…) em nossas vidas. A mudança aqui esta ligada a essência, ou seja, naquilo que nos faz ser o que somos. Quanto ao Ser, somos distintos, únicos, singulares, insubstituíveis, irrevogáveis. Somos seres substanciados. E é isto que nos faz ser o que somos.
Heráclito nasceu em Éfeso, cidade da Jônia, de família que ainda conservava prerrogativas reais.

Heráclito é por muitos considerados o mais eminente pensador pré-socrático, por formular com vigor o problema da unidade permanente do ser diante da pluralidade e mutabilidade das coisas particulares e transitórias. Estabeleceu a existência de uma lei universal e fixa (o Lógos), regedora de todos os acontecimentos particulares e fundamento da harmonia universal, harmonia feita de tensões, "como a do arco e da lira".Todo o mundo está em permanente fluxo. A mudança é constante e inexorável. Ao ponto de vista de Heráclito, de que tudo muda, outros adicionariam a conclusão lógica, "exceto a própria mudança."

Heráclito não queria dizer que tudo é um caos; por trás do fluxo e do conflito, ele via um princípio que dirigia todo o fluxo, uma força organizadora, que ele chamou de logos, a palavra grega para "razão" ou "lógica".

É esse logos desmaterializado, inerente ao Universo, que transforma o conflito e a mudança em beleza e prazer. "Oposição traz concórdia" é um dos paradoxos de Heráclito. "Da discordância vem a mais bela harmonia." O bem não existe separado do mal, a saúde da doença, a saciedade da fome, ou o descanso do cansaço: eles são os dois lados da mesma moeda metafísica, sucedendo-se um ao outro à medida que a mudança obriga a moeda a girar e girar.

Isto porque sem conhecer a doença, por exemplo, não existiria saúde, da forma como a conhecemos. Assim como se não tivermos noção do cansaço, também não temos noção do descanso.

Então, deixemo-nos ser transformados. Mudados pelo princípio que dirige todo o fluxo: Deus. Um Deus Onipresente, Onisciente, Onipotente. Um Deus que é Amor.

Para saber mais

BORNHEIM, Gerd. (Org.). Os filósofos pré-socráticos. São Paulo: Cultrix.

Damião Fernandes

Damião Fernandes

Damião Fernandes. Poeta. Escritor e Professor Universitário. Graduado em Filosofia. Pós Graduado em Filosofia da Educação. Mestre e Doutorando em Educação pela (UFPB). Autor do livro: COISAS COMUNS: o sagrado que abriga dentro. (Penalux, 2014).

Contato: [email protected]

Damião Fernandes

Damião Fernandes

Damião Fernandes. Poeta. Escritor e Professor Universitário. Graduado em Filosofia. Pós Graduado em Filosofia da Educação. Mestre e Doutorando em Educação pela (UFPB). Autor do livro: COISAS COMUNS: o sagrado que abriga dentro. (Penalux, 2014).

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: