header top bar

section content

SERTÃO: Sem chuvas, praga da lagarta ataca plantação e juazeiro é alvo da destruição

A impressão que a pessoa tem é que tocaram fogo nos juazeiros, tamanho é o estrago feito pelas lagartas.

Por Luzia de Sousa

07/03/2016 às 11h10 • atualizado em 07/03/2016 às 11h11

Praga ataca plantações na região do Sertão

Também na região de Cajazeiras, está sendo observado este fenômeno, após cinco anos de invernos irregulares, que é uma enorme infestação de lagartas nos pés de juá, que estão com as folhas secas, em função do ataque de grandiosa quantidade lagartas.

O tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cajazeiras, João Bosco Oliveira, também ficou impressionado e assustado com a praga da lagarta nos juazeiros, que mesmo depois do inverno e até durante longos períodos de estiagem continuam com suas folhas verdes, ofertando, principalmente sombra para os agricultores e animais nas propriedades.

Ele disse que o sítio Pau d’arco talvez seja a comunidade rural com o maior número de juazeiros da zona rural de Cajazeiras e o que se observa é uma verdadeira destruição das suas folhas, que estão secas e doentes.

A impressão que a pessoa tem é que tocaram fogo nos juazeiros, tamanho é o estrago feito pelas lagartas.

Em conversa com vários agricultores, dentre eles um com 82 anos de idade, é de que nunca tinha visto uma infestação de lagartas nos pés de juá.

Existe uma preocupação entre os agricultores tendo em vista a importância destas plantas para as abelhas e principalmente para os animais, porque suas galhas são cortadas e servem de alimentos para os animais e suas flores para a produção de mel.

O Juazeiro é uma planta apícola, porque produz uma grande quantidade de flores e tem um papel fundamental para produção de mel e sua coleta é uma das atividades dos pequenos agricultores que exploram esta atividade.

Não houve ainda uma manifestação dos órgãos governamentais sobre este terrível fenômeno que vem dizimando a folhagem dos juazeiros.

Gazeta do Alto Piranhas

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan