header top bar

section content

Em Sousa: concursados devem ser convocados para assumirem cargos na UPA: “Existem várias funções para a unidade”, revela médica

A UPA de Sousa, funciona 24 horas, conta com 11 leitos. Segundo a médica, já foram realizados 1741 atendimentos. Veja vídeo!

Por Campelo Sousa

25/10/2016 às 14h43 • atualizado em 25/10/2016 às 14h51

Inaugurada nesta quarta-feira (21) a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade de Sousa, já realizou 1741 atendimentos. Nossa reportagem conversou com a médica, Sonally Yasnara Medeiros, e ela falou da importância da unidade e revelou as dificuldades no setor de funcionários.

“O gestor não pode contratar funcionários. Estamos ajustando as escalas com servidores que fazem parte da secretaria municipal de saúde, por isso agradecemos a cooperação de todos esses funcionários”, destacou.

UPA foi inaugurada em setembro na cidade de Sousa (foto: Charley Garrido)

UPA foi inaugurada em setembro na cidade de Sousa (foto: Charley Garrido)

Falta de funcionários
Ainda segundo Sonally, existem pessoas na lista de espera do concurso público municipal, e para solucionar esse problema de falta de funcionários, os concursados deverão ser chamados:

“Existem várias funções que se adéquam para serem exercidas na UPA como enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes administrativos, auxiliares de serviço e estamos aguardando que isso ocorra”, afirmou Sonally.

A UPA
As Unidades de Pronto Atendimento, chamadas de UPAs, são clínicas financiadas pelo Ministério da Saúde para desafogar hospitais de urgência no tratamento de infarto e derrame. Para construir uma UPA, a União normalmente financia prefeituras, que contratam a obra e compram vários aparelhos, como os de raio X e os eletrocardiógrafos.

Protocolo de Manchester: o que é e como funciona?
A UPA de Sousa, funciona 24 horas, conta com 11 leitos e irá atender cerca de 250 pessoas por dia. O Protocolo de Manchester classifica os doentes por cores, após uma triagem baseada em sintomas, de forma a representar a gravidade do quadro e o tempo de espera para cada paciente, conforme a tabela abaixo:

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: