header top bar

section content

Paracetamol pode aumentar risco de asma em crianças, diz estudo de famosa universidade

Grávidas medicadas com a substância também têm maior tendência a dar à luz asmáticos

Por Campelo - Diário do Sertão em Sousa

11/02/2016 às 08h09 • atualizado em 11/02/2016 às 08h19

Bebês que tomam paracetamol têm quase um terço a mais de risco de desenvolver asma, de acordo com o que descobriram recentemente pesquisadores da Universidade de Bristol, na Inglaterra.

Além disso, o estudo também revelou que grávidas medicadas com a substância têm mais risco de dar à luz bebês que, mais tarde, se tornarão asmáticos.

A pesquisa utilizou dados de 114.500 mulheres e crianças, que foram acompanhadas da gestação até os sete anos de idade. De acordo com os resultados, a maior incidência de asma acontece por volta dos três anos de idade, como resultado do uso de paracetamol, um dos mais populares analgésicos e antitérmicos no mundo.

O estudo foi publicado no International Journal of Epidemiology.

Os cientistas suspeitam que o paracetamol induz “estresse oxidativo”, quando radicais livres disparam uma resposta alérgica do organismo.

O estudo mostra que crianças que tomaram paracetamol durante a infância têm 29% maiores probabilidades de um diagnóstico de asma entre os três e sete anos, enquanto as mães tiveram os riscos de ter filhos asmáticos aumentados em 13% até os três anos de idade da criança, e em 27% por volta dos sete.

Além do paracetamol, os pesquisadores também examinaram a ligação entre o ibuprofeno (anti-inflamatório e antitérmico), e descobriram que grávidas que tomaram o medicamento durante a gestação têm mais tendência a ter filhos que desenvolverão asma com cerca de três anos de idade — no entanto, esta conexão é menos provável, e tende a desaparecer aos sete anos.

R7

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Fonte de Água da Vida

MARIA CALADO NA TV

Maria Calado na TV recebe diretamente do Rio Grande do Norte, Fábio Carvalho; CONFIRA!

XEQUE-MATE

VÍDEO: Vereador de Cajazeiras e educadores esclarecem polêmicas sobre a identidade de gênero nas escolas

DIÁRIO ESPORTIVO

Tudo sobre as novas contratações e a preparação dos times para o Campeonato Paraibano 2018